Mas por que isso é importante? Vasco, Atlético-PR e Atlético (respectivamente 8º, 9º e 10º colocados) têm pela frente partidas diante dessas equipes que encontram na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores.
A tabela da Série A mostra que, neste momento, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e Flamengo são os sete primeiros colocados. Momentaneamente, o G6 se transforma em G7, uma vez que o time mineiro tem vaga assegurada na competição sul-americana, já que conquistou a Copa do Brasil.
O Atlético disputou 11 partidas contra essas equipes. Foram três vitórias, cinco empates e três derrotas. Os 14 pontos ganhos correspondem a 42,4% de aproveitamento - número que não é considerado alto, mas é melhor que os dos outros postulantes à vaga na Libertadores que ainda não ocupam lugar no G7.
Neste sábado, o Atlético encara o terceiro colocado Santos, na Vila Belmiro. As duas últimas rodadas do Brasileirão reservam duelos contra o líder Corinthians, na Arena, e o quarto colocado Grêmio, no Independência.
Neste sábado, o Atlético encara o terceiro colocado Santos, na Vila Belmiro.
O Vasco tem 44 pontos - dois a mais que Atlético e Atlético-PR. O aproveitamento contra equipes do G7, entretanto, é preocupante. Em 12 jogos, o time de São Januário conquistou apenas nove pontos. O aproveitamento de 25% é o segundo melhor entre os três postulantes, mas é quase 20 pontos percentuais a menos que o dos mineiros. A equipe ainda enfrenta Santos e Cruzeiro fora de casa.
O pior rendimento é o do Atlético-PR. Em 10 partidas, venceu apenas uma, empatou quatro e perdeu cinco. O aproveitamento é de apenas 23,3%. Nas últimas sete rodadas, a equipe do técnico Fabiano Ferreira ainda encara outros quatro times do G7: Cruzeiro (fora), Corinthians (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).
Times do G7
Além do adversário local, uma dupla carioca também tem rendimento observado de perto. O Botafogo ocupa a sexta posição, com 48 pontos - seis a mais que o Atlético. A equipe carioca possui aproveitamento ligeiramente superior ao dos mineiros: 46,6% contra 42,4%. Em dez partidas, a equipe conquistou 14 pontos. Os comandados de Jair Ventura enfrentarão o Palmeiras, no Allianz, e o Cruzeiro, no Nilton Santos.
O pior aproveitamento é o do quinto colocado Flamengo, que não venceu nenhuma partida contra times que estão atualmente no G7. Em sete jogos, empatou quatro e perdeu três - aproveitamento de apenas 19%. Em tese, a tabela da equipe carioca é a mais complicada. Dos últimos sete adversários, cinco estão entre os sete primeiros colocados: Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Palmeiras (fora), Corinthians (casa) e Santos (casa).
Aproveitamento contra times do G7
Botafogo (6º colocado)
Aproveitamento contra times do G7: 46,6%
Joga contra: Palmeiras (fora) e Cruzeiro (casa)
Flamengo (7º colocado)
Aproveitamento contra times do G7: 19%
Joga contra: Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Palmeiras (fora), Corinthians (casa) e Santos (casa)
Vasco (8º colocado)
Aproveitamento contra times do G7: 25%
Joga contra: Santos (fora) e Cruzeiro (fora)
Atlético-PR (9º colocado)
Aproveitamento contra times do G7: 23,3%
Joga contra: Cruzeiro (fora), Corinthians (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa)
Atlético (10º colocado)
Aproveitamento contra times do G7: 42,4%
Joga contra: Santos (fora), Corinthians (fora) e Grêmio (casa)
.