Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético trava duelo direto contra Botafogo para manter esperança de Libertadores

Embalado, Galo encara cariocas neste domingo, no Independência

José Cândido Junior
Descontração em último treino do Atlético antes do jogo; Galo reencontra Botafogo em duelo direto - Foto: Bruno Cantini/Atlético

Embalado com a vitória de virada no clássico contra o Cruzeiro, o Atlético enfrenta confronto direto neste domingo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na décima colocação da Série A, Galo recebe o Botafogo, às 17h, no Independência, para manter as esperanças de classificação à Copa Libertadores da América. Paralelamente, uma vitória no Horto também representaria uma vingança do Galo, eliminado da Copa do Brasil deste ano pelo time carioca, na fase quartas de final.

O Atlético tem 41 pontos, seis a menos que o Botafogo, atual sexto colocado e na zona de classificação à Libertadores. A sete rodadas do fim, a equipe mineira aposta no bom momento sob o comando de Oswaldo de Oliveira. Com o novo treinador - o terceiro nesta temporada -, o Galo somou dez pontos em 15 disputados – foram vitórias sobre Atlético-PR, São Paulo e Cruzeiro, além de empate com o Sport e derrota contra a Chapecoense.

Para enfrentar o Botafogo, o Atlético terá o retorno de Elias. O volante cumpriu suspensão na rodada passada devido à expulsão no jogo contra a Chapecoense.
Desta forma, Roger Bernardo perde a vaga no time para a entrada do camisa 8. Ainda no meio-campo, Cazares disputa vaga com Otero. No entanto, o meia equatoriano chegou atrasado ao treinamento dessa sexta-feira e deve iniciar o jogo no banco de reservas.

A provável escalação do Atlético é: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Otero, Valdívia e Robinho; Fred. O técnico Oswaldo Oliveira explicou as opções para alterar a parte ofensiva da equipe e a importância da vitória sobre o concorrente direto pela Libertadores.

“Acho interessante estabelecer esse tipo de competição entre jogadores, principalmente quando você pode fazer isso sem nenhum dano. Cazares, Otero e Valdívia, no momento, são jogadores que podem ter boas atuações. Cada um tem uma característica, com leves diferenças. Podemos explorar isso e fazê-los estarem sempre motivados, ou para iniciar ou para entrar depois. Como no último jogo Cazares foi utilíssimo para a nossa virada. Esse é um jogo muito importante, porque precisamos de uma sequência de vitórias, pois estamos aquém de uma referência de pontos para uma classificação”, analisou o comandante.

ADVERSÁRIO DESFALCADO

Motivado pela vitória sobre o líder Corinthians na rodada passada, o Botafogo terá desfalques no Independência. O volante Rodrigo Lindoso e o meia Marcos Vinícius, suspensos devido ao terceiro cartão amarelo, são baixas do time do técnico Jair Ventura.
Matheus Fernandes e o chileno Leonardo Valencia são os prováveis substitutos.

ATLÉTICO X BOTAFOGO

Atlético:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Otero, Valdívia e Robinho; Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Matheus Fernandes, Bruno Silva, João Paulo e Leonardo Valencia; Rodrigo Pimpão e Brenner. Técnico: Jair Ventura.

Motivo:
31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local:  Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: 29 de outubro de 2017 (domingo), às 17h

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP).