Superesportes

ATLÉTICO

No hall dos maiores zagueiros-artilheiros da história do Campeonato Brasileiro, Leonardo Silva explica 'seca' no Atlético em 2017

Defensor ainda não balançou as redes adversárias nesta temporada

João Vitor Marques
Leonardo Silva em ação durante treino do Atlético na Cidade do Galo; zagueiro está recuperado de lesão - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Em 311 jogos pelo Atlético, Leonardo Silva balançou as redes rivais 28 vezes. A média pouco inferior a 0,1 gol por partida, a princípio, parece pequena. Para um zagueiro, entretanto, os números são expressivos. O defensor se notabilizou por marcar em partidas importantes e ser peça fundamental na bola aérea ofensiva do time alvinegro. O problema é que 2017 tem sido um pouco diferente.

Leo Silva ainda não fez gols nesta temporada. Foram 31 partidas disputadas e 2682 minutos em campo até o momento. Tudo isso após balançar as redes três vezes em 2016.

“Quando a gente começa a fazer muito gol, fica ruim. Todo mundo começa a te segurar dentro da área.
Você começa a ser muito marcado, marcação dobrada”, avaliou o zagueiro, que tem tido atuações seguras defensivamente nesta temporada.

O defensor tem marcas expressivas quando o assunto artilharia. Leonardo Silva é o quarto zagueiro que mais vezes marcou na história do Campeonato Brasileiro: 27 gols. À frente dele estão os líderes Júnior Baiano e Réver (29) e o terceiro colocado Antônio Carlos.

Mas como superar as fortes marcações e voltar a marcar? Leo Silva se mostrou tranquilo e analisou o posicionamento das equipes brasileiras na bola parada defensiva.

“E a gente tem que tentar arrumar artifícios, jogadas ensaiadas para tentar se livrar dessa marcação. A maioria das equipes estão colocando os dez jogadores dentro da área na bola parada defensiva. Então, a dificuldade aumentou e a gente tem que tentar encontrar maneiras para sair da marcação”, completou.

Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, o zagueiro retornou à titularidade do Atlético justamente no clássico contra o Cruzeiro, no último domingo. Leonardo Silva seguirá no time diante do Botafogo. A partida está marcada para 17h deste domingo, no Independência, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

.