O Diamond Mall, inaugurado em 1996, foi desenvolvido e administrado desde a sua abertura pela Multiplan, em terreno arrendado do clube pelo período de 30 anos, até novembro de 2026. O custo do arrendamento representa 15% da receita bruta das locações dos espaços do shopping center, e 10% da receita bruta de cessão de direitos.
A negociação contempla a extensão do contrato de arrendamento por mais quatro anos, até novembro de 2030, simultaneamente com a aquisição de 50,1% da propriedade.
O custo do arrendamento será reduzido da participação adquirida de 50,1% ao final do quarto ano após a formalização do contrato. O valor a ser pago pela Multiplan será de R$ 250 milhões, parcelados ao longo de três anos e indexados pela variação da taxa CDI.
Conforme informado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a concretização do negócio está sujeito à aprovação da construção da Arena MRV, estádio do Atlético, pelo poder público nas tramitações que ocorrerá ao longo dos próximos seis meses. A obra precisará ser validada pela Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, pois exige alterações no zoneamento local. Em seguida, passará por licenciamento na prefeitura. O Broadcast apurou também que o contrato entre o Atlético e a Multiplan não prevê multa por rescisão do contrato caso o projeto acabe barrado.
Em comunicado divulgado nesta quarta, a Multiplan mencionou que o Diamond Mall apresentou, historicamente, um dos maiores desempenhos em vendas do portfólio. No período de 12 meses encerrado em junho de 2017, o shopping center registrou vendas totais de R$ 28,8 mil por metro quadrado, a segunda maior venda nesse quesito do portfólio no período. No final de junho de 2017, a taxa de ocupação era de 98,7%, 100 pontos-base acima da média do portfólio.
.