Em Florianópolis, a novidade alvinegra será o retorno do lateral-direito Marcos Rocha, que cumpriu suspensão no empate em casa com o Palmeiras. Com time mais forte e tempo satisfatório para treinar, Micale aproveita atividades para buscar o melhor acerto dos setores e entre os atletas, buscando jogadas ensaiadas e tentando aprimorar as finalizações.
Desde que assumiu o Galo em momento de turbulência, Micale também conviveu com uma série de problemas de lesão, como as do zagueiro Gabriel (pancada na região da costela) e do atacante Fred (estiramento na panturrilha direita). Além disso, o atacante Luan demorou mais tempo para se recondicionar fisicamente e se livrar do incômodo no joelho direito. Para agravar as baixas, o treinador não pôde contar com o equatoriano Cazares nos jogos da Primeira Liga contra Internacional e Paraná porque o armador estava servindo à Seleção Equatoriana nas Eliminatórias Sul-Americanas. Antes, os desfalques tinham refletido negativamente na performance da equipe, eliminada na Copa do Brasil e na Libertadores de forma precoce.
Mas esse panorama vem mudando. Apenas o volante Gustavo Blanco, em tratamento de ruptura dos ligamentos no tornozelo esquerdo, está fora.
Na visão do jogador, a manutenção da base ajuda o time a ganhar corpo e um estilo próprio de jogo: “Se analisarmos a equipe do Atlético, sabemos como ela joga. Ela tem os laterais que apoiam e tem os jogadores que recebem a bola por dentro, entre linhas. Isso é feito através do treino nas semanas cheias que temos. Estamos conseguindo mostrar uma cara e fazer grandes jogos. Agora, é dar a sequência, aliando desempenho a resultados para buscarmos o objetivo este ano”.
Na atividade de ontem, Rogério Micale montou o time com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson, Elias, Cazares e Valdívia; Luan e Fred. Em alguns momentos, ele escalou Clayton como titular – ora na vaga de Luan, ora na de Adílson –, simulando jogadas de contra-ataque.
ADAPTAÇÃO
Com o objetivo de se adaptar ao horário do jogo em Florianópolis, o Galo adotou programação especial nesta semana. A equipe treinará três dias pela manhã e terá alimentação especial antes da partida, com maior taxa de carboidratos e reforço na hidratação..