Superesportes

ATLÉTICO

Micale define batedor de pênalti 'titular' do Atlético para o restante da temporada

Treinador alvinegro comenta escolha após mais um erro da equipe

Túlio Kaizer
Técnico Rogério Micale define Fábio Santos como cobrador de pênaltis do Galo; Fred é segundo da lista - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Contra o Palmeiras, o Atlético deixou de somar dois pontos no Campeonato Brasileiro por causa de mais um pênalti perdido na competição. O erro de Fred, que foi parado por Fernando Prass, foi o quinto do Galo no Brasileirão em oito cobranças. Por isso, o técnico Rogério Micale definiu que, a partir de agora, Fábio Santos é o primeiro cobrador da equipe alvinegra. Fred será o segundo na ordem.

Fábio Santos mostra desempenho que justifica a escolha de Micale. Os únicos três gols de pênalti do Galo no Campeonato Brasileiro foram marcados por ele, contra Coritiba, Flamengo e o próprio Palmeiras, quando ele assumiu a segunda cobrança após o erro de Fred.
Micale afirma que, antes do jogo contra o Palmeiras, os dois jogadores tinham liberdade para escolher quem seria o cobrador em caso de penalidade. Após o erro de Fred, ele mesmo definiu a mudança.

“Temos dois batedores com a escalação inicial. Fred e Fábio Santos. A gente dá liberdade para eles verem quem está em melhor momento. O Fred tem um histórico bom em toda a carreira. Não é porque ele errou, que vamos crucificar. No segundo não seria prudente. Vamos manter da mesma forma. O Fábio vai ser o primeiro nessa circunstância”, disse.

O técnico do Atlético foi questionado se a escolha de Fred para a cobrança contra o Palmeiras foi um incentivo para que o jogador quebrasse o jejum de gols (agora já são sete partidas sem marcar). Micale afirmou que o jogador sempre foi um bom cobrador de pênaltis e que, quando Fábio Santos não estiver em campo, ele será o responsável para o chute no Galo.

“O Fred é batedor de pênalti. Foi assim em toda a sua carreira e sempre fez muitos gols. Ele está vivendo esse momento de dois pênaltis perdidos. Ele tem o histórico de artilheiro. Ele tem responsabilidade, sabe o que é vestir a camisa do Atlético. Quando não tiver o Fábio, vai ser o cobrador. Ele está preparado para esse tipo de situação”, completou.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, Fred também perdeu pênalti contra o Santos. Rafael Moura, contra o Botafogo, Cazares, contra o Coritiba, e Robinho, contra o Grêmio, também erraram.