
O Atlético abre o duelo em Belo Horizonte e decide a vaga no Rio de Janeiro. As quartas de final da Copa do Brasil estão marcadas para os dias 28 de junho ou 05 de julho (ida) e 26 de julho ou 09 de agosto (volta).
O duelo de 2007 é o mais doloroso para os atleticanos. O árbitro Carlos Eugênio Simon errou decisivamente ao não marcar uma penalidade para o Galo. O zagueiro Alex derrubou o meia-atacante Tchô na área. Simon considerou o lance normal. Dias depois, ao observar a jogada pela TV, o árbitro admitiu que estava errado.
"Eu não marquei porque não tive a convicção clara da penalidade e a bola ainda sobrou para o companheiro do atacante, que errou na finalização. Agora, revendo pela televisão, eu vi que houve pênalti e errei", disse Simon, em 2007.
O Botafogo venceu o jogo por 2 a 1 (gols de Alex Bruno e André Lima ) e avançou na competição, já que o primeiro jogo em Belo Horizonte ficou 0 a 0.
No ano seguinte, o Galo voltou a encontrar o Fogão. Depois de empate na capital mineira, o clube carioca venceu por 2 a 0, gols de Zé Carlos e Alessandro. Cuca dirigia o Botafogo.
Aquele time do Galo, que não traz boas lembranças, jogou com Juninho, Coelho, Vinícius, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda (Gérson), Márcio Araújo, Petkovic e Almir (Vanderlei); Marques (Renan Oliveira) e Danilinho. Geninho era o treinador. O ano do centenário acabou sendo frustrante para os atleticanos.
Em 2013, depois de ser campeão da Copa Libertadores, o Galo entrou em preparação para o Mundial e, mais uma vez, não conseguiu parar o Botafogo. Os clubes se enfrentaram nas oitavas de final. O Fogão venceu em casa (4 a 2) e empatou em BH (2 a 2).
Duelos entre Atlético e Botafogo pela Copa do Brasil
Copa do Brasil 2007
Quartas de finalAtlético 0 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 1 Atlético
Copa do Brasil 2008
Quartas de finalAtlético 0 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Atlético
Copa do Brasil 2013
Oitavas de finalBotafogo 4 x 2 Atlético
Atlético 2 x 2 Botafogo