Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Victor defende pênalti, Atlético empata com Palmeiras e segue sem vencer no Brasileiro

Galo fica no 0 a 0 em São Paulo e entra na zona do rebaixamento, com 3 pontos

José Cândido Junior
Gabriel em disputa com Willian; atacante teve pênalti defendido por Victor pela segunda vez - Foto: Cesar Greco/PalmeirasO Atlético continua sem vencer no Campeonato Brasileiro. Em duelo entre equipes favoritas ao título nacional, o Galo ficou no empate sem gols contra o Palmeiras, neste domingo, no Allianz Parque, pela quinta rodada da Série A. Com postura retraída e poucas chances criadas, o Alvinegro suportou as investidas do time de Cuca e garantiu um ponto em São Paulo. O destaque foi o goleiro Victor, que fez boas intervenções e ainda defendeu um pênalti cobrado pelo ex-cruzeirense Willian, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Atlético fica na zona do rebaixamento, na 17ª colocação, com apenas três pontos em quatro jogos disputados. Nas rodadas anteriores, o time de Roger Machado teve empates contra Flamengo e Ponte Preta, além de derrota diante do Fluminense. Já o Palmeiras soma quatro pontos, no 12º lugar da tabela.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Atlético recebe o Avaí, no Independência, às 19h30, nesta quarta-feira. O Palmeiras, no mesmo dia e horário, encara o Coritiba, no Couto Pereira.



Palmeiras cria chances, e Victor defende pênalti de Willian

Com estratégia retraída, o Atlético esperou a iniciativa do Palmeiras para encontrar as brechas nos contra-ataques. No entanto, o Alvinegro não conseguiu construir jogadas contundentes e tomou o primeiro susto logo aos quatro minutos. Egídio cruzou da esquerda, e Victor soltou a bola na pequena. Gabriel salvou, e Fábio Santos, em seguida, afastou pela linha de fundo.  O Galo respondeu com perigo aos 12 minutos, com Fábio Santos. Mas o forte chute de fora da área do lateral-esquerdo passou sobre o gol de Fernando Prass.

O Palmeiras manteve o ímpeto ofensivo, trabalhou jogadas em velocidade e pressionou o Atlético. Aos 14 minutos, o Verdão teve ótima chance de abrir o placar. Thiago Santos cruzou da ponta direita para Willian, que ajeitou para Keno, na grande área. O atacante bateu forte, e a bola explodiu no travessão. Aos 25min, outra oportunidade do time da casa: Mina se antecipou à zaga atleticana, se preparou para finalizar, mas Fábio Santos o interceptou no momento da conclusão, mandando pela linha de fundo.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o árbitro Marcelo de Lima Henrique assinalou penalidade a favor do Palmeiras em disputa de bola entre Fred e Edu Dracena, na área. O juiz marcou um empurrão do atacante no zagueiro alviverde, para reclamação dos jogadores do Atlético. Robinho e Victor acabaram punidos com o cartão amarelo na confusão. O goleiro do Galo, entretanto, voltou a brilhar em uma cobrança de pênalti e evitou o gol de Willian. O atacante bateu no meio, o camisa 1 do Galo saltou no canto esquerdo e espalmou para escanteio. Esta foi a segunda vez que Victor defende um pênalti de Willian – o primeiro foi em setembro de 2015, em clássico entre Atlético e Cruzeiro. 



Mudanças e queda de ritmo no jogo


O Palmeiras voltou para o segundo tempo com alteração no ataque: Roger Guedes cedeu lugar para Borja. A mudança de Cuca deixou o Alviverde mais agressivo em campo. A equipe chegou a arriscar chutes de fora da área, com Tchê Tchê e Borja, para boas defesas de Victor. Aos 10 minutos, Roger Machado também decidiu mexer na formação ofensiva e colocou o estreante Valdívia na vaga de Robinho. Em seguida, Fred deixou o campo para a entrada de Rafael Moura.  

Apesar das alterações, o ritmo da partida caiu bastante. O Palmeiras continuou com mais efetividade, mas sem perigo. O Atlético se manteve consistente na defesa e se arriscou pouco ao ataque.  Aos 27 minutos, a última mudança de Roger: Maicosuel no lugar de Otero. Dois minutos depois, o Galo teve o melhor lance na etapa. Cazares foi lançado na ponta direita, ganhou de Egídio, deixou a bola tocar no gramado e bateu com estilo, de longe. Fernando Prass saltou e fez boa defesa, desviando por cima do travessão.

Maicosuel teve a última boa chance da partida. O meia invadiu área e chuta cruzado. Prass salvou novamente, garantindo a igualdade no placar em São Paulo.

PALMEIRAS 0 X 0 ATLÉTICO


PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Yerry Mina e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê e Guerra; Róger Guedes (Borja), Keno (Michel Bastos) e Willian (Erick). Técnico: Cuca

ATLÉTICO: Victor; Alex Silva, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca e Yago; Otero (Maicosuel), Cazares e Robinho (Valdivia); Fred (Rafael Moura). Técnico: Roger Machado

Local:
Estádio Palestra Itália, em São Paulo-SP
Data: 4 de junho de 2017, domingo
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Michael Correia (ambos RJ)
Público: R$ 2.118.118,74
Renda: 34.240 torcedores

Cartões amarelos: Thiago Santos e Michel Bastos (PAL); Victor, Yago e Robinho (CAM)