Valdívia já está em Belo Horizonte. E já vestiu a camisa do Galo na Veia, programa de relacionamento do clube com o torcedor. O meia-atacante desembarcou na capital mineira na noite desta quarta-feira. Ele vai passar por exames médicos e depois assinar contrato de empréstimo com o Atlético.
O Galo fechou nesta quarta acordo com o Internacional pelo meia de 22 anos. O empréstimo será de um ano, com opção de compra. A negociação pode envolver os direitos de outros dois jogadores.
Leia Mais
Valdívia agradece Inter e fala em viver "cenas bonitas" agora com a camisa do AtléticoAtlético tem acordo com Inter por Valdívia, e negociação envolve mais dois jogadoresAtlético faz proposta final por Valdívia e dá prazo para resposta do InternacionalAtlético tem concorrência de dois clubes da Série A na disputa por ValdíviaPresidente Daniel Nepomuceno confirma interesse do Galo em Valdívia, do InterTécnico do Inter diz que negociação de Valdívia, alvo do Galo, está próxima do fimLateral enumera qualidades de Valdívia, meia-atacante que pode fechar com GaloCruzeiro 'se afasta' de Valdívia alegando altos valores, e Gilvan fala em elenco inchadoAtlético avança por Valdívia e deve envolver troca de zagueiros na negociação com InterVice de futebol do Inter indica saída de Valdívia, que interessa a Atlético e CruzeiroNo caso de Eduardo, o Atlético isentou o Inter do pagamento da última parcela, avaliada em 200 mil euros (cerca de R$ 720 mil). O volante de 22 anos, revelado na base alvinegra, defende atualmente o Atlético-PR - que cedeu Marcelo Cirino ao Internacional como contrapartida.
Já quanto a Réver, negociado com o Colorado em janeiro de 2015, o Atlético ainda detinha 60% dos seus direitos econômicos. O clube mineiro pode repassar mais um percentual ao Internacional, que lucraria em breve com a transferência em definitivo do defensor para o Flamengo, onde ele está emprestado.
Independentemente do acordo sobre a "fatia" de Réver, o Galo precisa autorizar o negócio entre Inter e Flamengo. Hoje, o Colorado detém apenas 25% dos direitos do zagueiro. Outros 15% pertencem a um parceiro.
Valdívia será cedido ao Atlético com direitos fixados em 15 milhões de euros (mais de R$ 54 milhões). As cifras foram estabelecidas pela diretoria gaúcha, que pretende negociar o jogador com o futebol europeu futuramente.
As conversas do Atlético por Valdívia ocorrem desde a semana passada. O jovem jogador se acertou com a diretoria colorada, que espera dar mais visibilidade ao meia-atacante durante a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. O contrato com o Internacional vai até 2020.
Durante as negociações, cogitou-se a troca dos zagueiros Erazo e Ernando. As tratativas, entretanto, não evoluíram neste sentido.
Valdívia poderá jogar a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro pelo Atlético. O meia-atacante, entretanto, não pode defender o clube na Copa do Brasil, que já teve o período de inscrições finalizado. Ele, inclusive, já atuou pelo Internacional na competição.
Carreira
Em 2012, Valdívia foi o artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito gols. Por causa do bom desempenho no Rondonópolis, o atleta foi contratado pelo Inter.
Destaque do clube colorado na temporada 2015, Valdívia sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo e teve de passar por cirurgia. O período fora dos gramados o afastou, inclusive, do sonho de defender a Seleção Brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro.
De volta ao futebol em julho de 2016, o meia-atacante não conseguiu repetir as atuações da temporada anterior. Viveu momentos de altos e baixos no Internacional, num melancólico ano de rebaixamento.
Em 2017, foi alvo de diversos clubes do futebol brasileiro, apesar de ter ficado no banco de reservas a maior parte do tempo. No início da temporada, Palmeiras e Corinthians chegaram a acenar com a contratação do meia-atacante. As negociações, entretanto, não avançaram.
Nesta temporada, Valdívia marcou dois gols em 20 jogos disputados. A última partida dele foi no dia 7 de maio, quando o Internacional foi derrotado nos pênaltis pelo Novo Hamburgo na final do Campeonato Gaúcho. Ao todo, são 28 gols em 143 jogos com a camisa colorada.
VALDÍVIA
Nascimento: 04/10/1994
Naturalidade: Jaciara (MT)
Altura: 1,74m
Clubes:
Rondonópolis (até 2011); Internacional (a partir de 2012)
Gols
2017: 2 gols em 21 jogos
2016: 4 gols em 32 jogos
2015: 19 gols em 53 jogos
2014: 3 gols em 36 jogos
2013: 2 jogos
Títulos:
Campeonato Brasileiro Sub-20: 2013
Campeonato Gaúcho: 2014, 2015
Recopa Gaúcha: 2016, 2017