O Atlético fará sua estreia na Copa do Brasil diante do Paraná, nesta quarta-feira, às 21h45, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelas oitavas de final da competição. O adversário do Galo tem se destacado nesta temporada pelo bom desempenho defensivo. O último gol sofrido pelo clube paranaense foi há quase dois meses.
Leia Mais
Atlético tem concorrência de dois clubes da Série A na disputa por ValdíviaRoger Machado relaciona 20 jogadores para o duelo do Atlético contra o Paraná; confiraRoger Machado sinaliza força máxima e uma dúvida no time do Galo para pegar o ParanáMarcelo Oliveira admite mágoa da diretoria do Atlético após demissão: 'Desrespeito'Curiosamente, o Londrina foi o grande vilão do Paraná este ano, com dois gols marcados nas duas vezes em que enfrentou o time da capital: 2 a 1 na Primeira Liga e 2 a 2 no Estadual.
Por torneio
No Paranaense, o Tricolor terminou na liderança da primeira fase. Em 11 jogos, o time somou nove vitórias, um empate e uma derrota, chegando aos 28 pontos – oito a mais do que o vice-líder Coritiba. Nas quartas de final, no entanto, o Tricolor enfrentou Atlético-PR e acabou eliminado com um empate em 0 a 0 no jogo de ida e uma derrota por 1 a 0 no duelo de volta. A equipe sofreu apenas seis gols em 13 partidas no Estadual.
Na fase de grupos da Primeira Liga, o Paraná conquistou quatro pontos em três jogos e se classificou às quartas de final com a segunda posição do Grupo D, tendo sofrido gols apenas na derrota para o Londrina, por 2 a 1.
Por sua vez, na Série B, a equipe paranaense está na terceira colocação. Em três jogos, o Paraná conquistou uma vitória e dois empates, chegando aos cinco pontos. Até então, o time enfrentou ABC-RN (0 x 0), Paysandu (0 x 0) e Goiás (2 x 0), e ainda não sofreu gols.
Mas, neste início de temporada, a campanha de maior destaque do time paranaense tem sido na Copa do Brasil. Até chegar às oitavas de final para enfrentar o Atlético, o Paraná eliminou São Bento-SP, Bahia, ASA e Vitória. Em seis jogos, a defesa paranista sofreu apenas um gol, e foi na estreia, contra o São Bento, em Sorocaba. Até aqui, a equipe soma duas vitórias e quatro empates na competição.
Invencibilidade
Atualmente, o Paraná está invicto há sete jogos, sem ter a defesa vazada no período. O último gol sofrido coincide com o último revés, diante do Atlético-PR, por 1 a 0, em 2 de abril, pela volta das quartas de final do Estadual. Desde então, foram cinco empates por 0 a 0 e duas vitórias por 2 a 0 - uma sobre o Vitória, na Copa do Brasil, e uma sobre o Goiás, pela Série B.
Apesar do bom desempenho defensivo na temporada, o principal destaque da equipe do técnico Cristian de Souza é o meia Renatinho, de 25 anos. O camisa 10 já marcou um gol nesta Copa do Brasil, um na Primeira Liga, um na Série B e foi o principal artilheiro do Paraná no Estadual, com cinco gols marcados.
Expectativa de casa cheia
O Paraná decidiu mandar a partida contra o Galo no Couto Pereira, de propriedade do Coritiba, pela capacidade superior à Vila Capanema: 40.502 espectadores contra 20.083. De acordo com a diretoria, a decisão foi tomada pelo fato de o duelo da Copa do Brasil ser a mais importante da história recente do clube paranista. Na única vez em que o Tricolor jogou na casa do Coxa, este ano, saiu derrotado por 1 a 0 pelo rival.
*estagiário sob supervisão do editor Bruno Furtado