Superesportes

ATLÉTICO

Em alta com Roger Machado, Danilo vira referência na busca por novo reforço do Galo

Treinador elogiou lateral, que assumiu vaga no meio-campo alvinegro

Rodrigo Melo
Escalado no meio-campo, lateral Danilo deu consistência ao time e fez dois gols em sua estreia - Foto: Bruno Cantini/AtléticoO lateral-esquerdo Danilo está com prestígio com o técnico Roger Machado. Contratado para esta temporada, o jogador veio para ser uma opção ao titular Fábio Santos. No entanto, o ala surpreendeu e tomou conta da posição de volante, tão carente no clube. Titular nos últimos dois jogos do Galo – vitórias sobre Tombense e Joinville –, ele agora é referência do treinador na busca por reforços.
O Atlético sofreu com as saídas de Leandro Donizete e Júnior Urso e precisou ir ao mercado. O clube mineiro trouxe Elias e Roger Bernardo – esse último só chega à Cidade do Galo no segundo semestre. Com a boa resposta de Danilo na função, Roger Machado já conversa com a direção alvinegra e admite não procurar um primeiro volante, por enquanto, e sim um jogador com características próximas às do camisa 14.

Para o comandante atleticano, as atuações dos jovens Yago e Ralph e a chegada de Elias dão ao Galo maior tranquilidade para a busca de mais um nome na posição. “Uma grata surpresa, eu coloquei o Yago e o Ralph em campo em momentos difíceis, e eles responderam bem. Claro que não foram ainda testados em competições mais importantes que o regional. Mas, nesse momento, com a vinda do Elias, com a resposta boa desses jogadores e tendo outros que possam fazer essa função, talvez a gente possa esperar um momento mais à frente”, apontou o gaúcho.

“O que eu tenho conversado com o Maluf e com o presidente é a respeito desse jogador que a gente encontrou na questão do Danilo, esse jogador que tenha a capacidade de defender bem pelo lado do campo e tenha força para atacar também. Talvez, aí a gente ainda esteja atento ao mercado para ver o que a gente pode agregar de qualidade ao grupo”, complementou.

Polivalente desde os tempos de América – clube pelo qual foi revelado –, Danilo foi o destaque das finais do Campeonato Mineiro de 2016 e artilheiro da temporada com 10 gols. Nos duelos entre Galo e Coelho, o lateral foi escalado em uma função mais avançada por Givanildo Oliveira. Autor dos três gols que deram o título ao clube alviverde, o ala estreou com dois tentos pelo Atlético e caiu nas graças de Roger Machado por sua postura defensiva e força para chegar ao ataque.

“O Danilo, pelo lado, me dá esse equilíbrio. Tomei um susto quando ele caiu com cãibra, pensei ‘não acredito que encontrei o equilíbrio com ele e ele vai se ausentar’. Mas foi só cãibra. Do meu quarteto de meio, o Otero me dá velocidade, é também um jogador de centro. O Cazares, quando pega de frente, consegue articular o jogo. O que preciso fomentar mais nele é o envolvimento no processo coletivo defensivo para retomar a bola”, analisou o treinador.