O técnico Roger Machado já declarou que não pretende, por enquanto, utilizar um esquema de rodízio entre os atletas do elenco do Atlético. Ainda assim, o treinador vem testando as muitas opções que tem para o sistema ofensivo da equipe. No último compromisso do Galo, nesse sábado, contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro, o gaúcho mudou o esquema para encaixar novas peças no time. Com Danilo, foram testados sete jogadores como titulares para as quatro vagas mais avançadas em campo. Outros três ainda atuaram vindo do banco de reservas.
Até o momento, no setor, somente Cazares foi escalado desde o princípio nas três partidas. É certo que Robinho não está à disposição – ainda se recupera de lesão –, assim como Luan – com dores no joelho e fazendo reforço muscular –, e que o centroavante Fred estava suspenso para o clássico. Com os desfalques, Roger testou três formações diferentes. Além do equatoriano, atuaram Otero, Pratto, Fred, Clayton, Maicosuel, Danilo, Carlos Eduardo, Hyuri e Rafael Moura.
Contra o América-TO, na estreia na temporada, pelo Campeonato Mineiro, o treinador optou por Otero, Clayton e Fred. O centroavante daria lugar a Lucas Pratto, e Roger admitiu a dificuldade em escalar os dois atacantes juntos. Hyuri e Maicosuel também entraram nessa partida, e o Galo teve dificuldades para se impor.
No clássico contra o Cruzeiro, pela Primeira Liga, Fred estava suspenso. Roger escolheu Lucas Pratto para a vaga no comando de ataque e ainda trocou Clayton por Maicosuel, mantendo Cazares e Otero no esquema inicial de jogo. O time não encaixou, foi superado pelo rival, e o treinador admitiu que a formação não rendeu o esperado.
No sábado, contra o Tombense, pelo Estadual, o treinador alterou peças e sistema tático da equipe. Roger colocou o lateral-esquerdo Danilo Barcelos no meio-campo – função que o jogador já desempenhou no América. Além disso, pela primeira vez, o comandante alvinegro optou por escalar a dupla Fred e Lucas Pratto no ataque. A formação teve bom rendimento e deixa mais uma dúvida na cabeça do gaúcho. Com Robinho e Fred – caso Cazares seja mantido como titular –, resta uma vaga no sistema ofensivo.
Sistema defensivo e mudanças
No sistema defensivo, Roger manteve a escalação nas três oportunidades com Giovanni; Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca e Yago. Dos sete jogadores, somente Yago foi substituído – contra Cruzeiro e Tombense – pelo também volante Ralph.
Ainda que os dois garotos possam ter chances com o calendário cheio, o dono da posição deve mesmo ser Elias. O maior reforço atleticano na temporada pode estrear na quinta-feira, contra o Joinville, no Independência, pela segunda rodada da Primeira Liga.
Em breve, outras possíveis mudanças para a defesa podem ser as voltas de Victor e Leonardo Silva. O goleiro se recupera de cirurgia no ombro e tem previsão de retorno para o final de março ou início de abril. Já o zagueiro, que ficou fora do final da temporada passada por causa de uma lesão na coxa, já está à disposição de Roger.
ATLÉTICO
Nomes e variações: Roger aproveita início de temporada e testa opções no ataque do Galo
Técnico manteve sistema defensivo nos três jogos e mudou peças no ofensivo
postado em 06/02/2017 16:54 / atualizado em 06/02/2017 17:20
Tags: primeiraliga interiormg opções ataque roger galo atlético