O resultado não foi o esperado. A derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro atrapalha o início de temporada do Atlético. Apesar do revés na rodada inicial da Primeira Liga, alguns pontos positivos podem ser destacados. Entre eles, a experiência adquirida pelos jovens volantes Yago e Ralph - observados de perto por Elias, que acompanhou o jogo no Mineirão.
As atuações das crias da base do Atlético foram tímidas. A responsabilidade de atuar num clássico já no início da temporada era grande.
Assim como na partida diante do América-TO, Yago iniciou o jogo entre os titulares ao lado de Rafael Carioca. Sofreu com a intensidade no meio de campo do Cruzeiro e precisou cometer seguidas faltas. O volante de 21 anos recebeu cartão amarelo aos 18. Apenas cinco minutos depois, fez nova falta dura e quase foi expulso.
Com a bola no pé, Yago distribuiu 12 passes certos, quatro errados e perdeu a posse de bola em outras duas oportunidades.
Estreia em clássico
Por precaução e para evitar uma eventual expulsão, o técnico Roger Machado promoveu a estreia de Ralph, que entrou no lugar de Yago no intervalo do jogo. O jovem de apenas 18 anos nunca tinha atuado em partidas oficiais pela equipe profissional do Atlético.
Ralph se mostrou seguro, apesar de também sofrer com a intensidade e a compactação do meio de campo do Cruzeiro. Não errou nas 19 vezes em que distribuiu passes. Arriscou dois lançamentos e um cruzamento, mas não obteve sucesso.
O volante se mostrou participativo a ponto de carregar a bola e sofrer três faltas. Ele também cometeu outras três - e, assim como Yago, terminou o jogo amarelado.
“Não foi a juventude do Yago, tampouco a do Ralph [que desequilibrou o jogo para o Cruzeiro]. Foi um mau primeiro tempo, que acarretou na superioridade do adversário”, analisou Roger Machado.
À espera do experiente
A expectativa da torcida é pela estreia de Elias. O jogador de 31 anos, que chegou a Belo Horizonte nessa terça-feira, assistiu ao clássico no Mineirão. Ainda sem data para estrear, ele deve formar uma dupla de volantes técnicos ao lado de Rafael Carioca.
“O Elias chegou, fez as avaliações, vinha treinando. Vai iniciar as atividades amanhã, e a gente vai sentir quando ele vai estar disponível para a gente no ponto de vista físico, técnico, para poder nos ajudar", disse Roger.
Números dos jovens volantes contra o Cruzeiro
Yago
Passes certos: 12
Passes errados: quatro
Faltas sofridas: nenhuma
Faltas cometidas: três
Perda de posse de bola: duas
Cartões amarelos: um
Ralph
Lançamentos errados: 2
Passes certos: 19
Passes errados: nenhum
Faltas sofridas: três
Faltas cometidas: três
Perda de posse de bola: quatro
Rebatidas: uma
Cartões amarelos: um
*Números coletados pelo Footstats
ATLÉTICO
Sob olhares de Elias, jovens volantes do Galo ganham chance, mas têm desempenho tímido
Ralph estreou no profissional ao substituir Yago, também cria da base
João Vítor Marques /Superesportes
postado em 01/02/2017 22:16 / atualizado em 01/02/2017 22:42
Tags: atleticomg interiormg futnacional galo ralph yago