O lateral-esquerdo Danilo deve ser anunciado como primeiro reforço do Atlético para a temporada 2017 nos próximos dias. O Alvinegro negocia com o América a forma de pagamento para contar com o jogador no próximo ano. O Coelho quer uma compensação financeira, além do empréstimo de jogadores com salários pagos pelo Galo, para ceder parte dos direitos do atleta, que mantém conversas visando ao acerto com o novo clube.
O Superesportes apurou que o Atlético estuda oferecer ao América R$ 600 mil, por parte dos direitos, além de dois jogadores por empréstimo para contar com Danilo. Os atletas que seriam cedidos são o lateral-direito Alex Silva e o meia Renan Oliveira, com o salário sendo pago integralmente pelo Galo. Um terceiro nome pode ser envolvido na negociação.
Caso a composição de dois jogadores mais o valor oferecido seja fechada, o Atlético teria que renovar o contrato de Renan Oliveira. O meia tem vínculo com o Galo até o meio do próximo ano e o empréstimo ao Coelho seria por uma temporada.
Falta apenas a aprovação do América para o negócio ser fechado. O conselho de administração do clube se reunirá nesta segunda-feira e pode avançar nas conversas. Entre Danilo e Atlético já está tudo certo. O Alviverde é detentor de 70% dos direitos do atleta e deve ficar com uma pequena parte ao fim das tratativas.
A reportagem apurou, inclusive, que a negociação de Danilo com o Atlético foi tema de conversas informais entre jogadores e ex-jogadores do América em um encontro no último fim de semana. As sondagens do Galo sobre o lateral-esquerdo se iniciaram há cerca de três meses.
Membro do conselho de administração do América, Anderson Racilan está à frente das negociações no clube neste fim de ano. Ele esteve há alguns dias com o diretor de futebol atleticano Eduardo Maluf. Em contato com a reportagem, Racilan disse que o encontro não passou de uma visita cordial. Maluf ficou afastado das funções durante parte do ano de 2016 para tratar de problemas de saúde e retornou aos trabalhos apenas na reta final da temporada.
Racilan, que passou por problemas parecidos com o de Maluf, afirmou que não conversou sobre empréstimo de jogadores com o dirigente do Galo. O americano diz que o Coelho não abre mão de receber um valor financeiro pela transferência de Danilo. “Ninguém sai de graça do América. Se quiser contratar jogador nosso, tem que pagar. Falaram em oferecer jogadores, mas não tem nada disso. Não vamos abrir mão de receber nada”, disse.
O desejo do jogador é permanecer em Belo Horizonte. A família do atleta é de Coronel Fabriciano e Danilo teria interesse em seguir perto dos parentes. Por isso, o Galo tem vantagem sobre Ponte Preta, Flamengo e Botafogo, também interessados em adquirir o atleta de 25 anos, artilheiro do Coelho em 2016, com 10 gols em 51 jogos. A versatilidade apresentada pelo atleta – que pode atuar como meia-atacante, volante e até mesmo zagueiro – agrada às equipes que monitoram sua situação.
Revelado na base do Coelho, Danilo ganhou a primeira oportunidade no time principal apenas em 2013, aos 22 anos. Desde então, ele disputou 91 jogos, marcou 12 gols e deu 12 assistências. Entre 2014 e 2015, o polivalente jogador viveu período positivo no Sport, pelo qual balançou a rede nove vezes em 59 apresentações.
Atualmente, o Atlético conta apenas com dois jogadores de origem na lateral esquerda: Fábio Santos, titular absoluto desde que chegou ao clube, e o jovem Leonan. Patric e Carlos César, que jogam pelo lado direito, já desempenharam a função pelo Galo, assim como o volante Lucas Cândido.