
Saiba mais
Carlinhos Neves será preparador físico permanente do Atlético a partir do próximo ano Giacomini testa formações no Atlético e ainda tem dúvida entre escalar dois ou três volantes Em enquete, maioria dos torcedores aprovou a contratação de Roger Machado pelo Galo; veja Júnior Urso reforça desejo de ficar no Atlético e elogia técnico Roger Machado: "Padrão Europa" Atlético: sete características que explicam por que Roger Machado é o "queridinho" de Tite
“Eu vou ter um papel muito importante, é uma função que me motiva muito. É um passo importante na carreira. Estou muito feliz com a promoção dentro do clube, mostra um reconhecimento pelo meu trabalho nas categorias de base”, completou.
Integração com as categorias de base
Diogo Giacomini revelou que conversou sobre sua função na comissão técnica da próxima temporada com o novo técnico do Atlético, Roger Machado.
“O Roger me posicionou de uma forma em que eu vou auxiliá-lo diretamente no treinamento no campo, vou participar. Ele é um treinador que gosta de dividir muito o treinamento por setores e eu vou ficar responsável por auxiliá-lo nesses treinamentos e vou fazer uma interface com a categoria de base de forma mais efetiva”, comentou.
Giacomini, que foi treinador do time sub-20 do Atlético neste ano, será responsável por realizar uma maior integração entre as categorias de base do clube e o time profissional. Além disso, enquanto não estiver com a equipe principal, acompanhará os treinos dos juniores e do juvenil.
“Vou acompanhar todos os jogos da categoria juvenil e júnior possíveis e, inclusive, treinamentos. Quando a equipe profissional for treinar só à tarde, eu virei para a Cidade do Galo de manhã, assistirei aos treinos in loco do juvenil e do júnior, trocarei informação com os treinadores da base, conheço todos, são meus amigos”, disse Giacomini, que afirmou ajudar também no processo de lapidação dos jogadores.
“Eu conheço os 150 jogadores que fazem parte das categorias de base do Atlético desde o sub-13 ao sub-20. Eu vou acompanhá-los para a transição e quando fizerem a transição, eu vou continuar com eles no processo de treinamento ainda, talvez pegar um jogador depois do treino, que ainda não esteja lapidado totalmente, continuarei com ele o trabalho de lapidação. Sabemos que é com 23, 24 anos que os jogadores realmente vão estar prontos”, concluiu.
Quem é Giacomini?
Natural de Santa Maria (Rio Grande do Sul), Giacomini formou-se em educação física no Sul do país e depois mudou-se para Belo Horizonte. Em Minas, Diogo fez mestrado esportivo na UFMG. Depois de atuar como preparador físico e técnico no time de sua cidade natal, o primeiro trabalho com futebol no estado foi à frente do América, entre 2005 e 2006. Diogo depois passou por Cruzeiro (duas vezes), Atlético (duas vezes, contando a atual) e Palmeiras.