Atlético
None

ATLÉTICO

Raio x: Robinho reencontra fase artilheira no Atlético com repertório variado de gols

Rei das pedaladas recupera a boa forma e vira referência também como artilheiro: com os 25 gols que já marcou pelo Galo, ele é o principal goleador do Brasil

postado em 04/11/2016 06:30 / atualizado em 04/11/2016 14:28

Bruno Cantini/ Atlético

No fim de 2015, Robinho deixava o futebol chinês após uma passagem frustrante pelo Guangzhou Evergrande. Sob comando de Luiz Felipe Scolari, foram 10 partidas no continente asiático e apenas três gols marcados. Poderia ser o início do fim para o “Rei das Pedaladas”. Mas uma tacada certeira na carreira reabriu os caminhos para o menino da Vila. Depois de não se acertar com o Santos, o camisa 7 fechou contrato com o Atlético até o fim de 2017. E a camisa alvinegra não poderia fazer um bem maior ao jogador.

Robinho voltou a viver momentos de glória. Nesta temporada, o faro artilheiro reapareceu. Diante do Internacional, na quarta-feira, ele marcou um dos gols que levou o Galo à decisão da Copa do Brasil. Foi a 25ª vez que o camisa 7 balançou as redes jogando pelo alvinegro, o que faz dele o principal goleador do futebol brasileiro em 2016. E ele também tem brilhado como garçom: já contabiliza nove assistências.

O gol, após passe de Lucas Pratto, fez Robinho atingir um recorde em sua carreira. Desde 2005 ele não fazia tantos gols em apenas um ano. Naquela ocasião, jogando por Santos, Seleção Brasileira e Real Madrid, marcou 32 vezes. Não por acaso, esta temporada é a terceira melhor de sua trajetória como jogador em termos de gols. Outro ano brilhante foi em 2004, quando, vestindo a camisa do Santos, também fez 32.

Neste ano, Robinho foi o goleador máximo do Campeonato Mineiro (nove gols) e marcou uma vez na Copa Libertadores. No Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, competições ainda em andamento, ele soma 15 gols, sendo três pelo torneio mata-mata.

Mesmo dividindo espaço com goleadores natos como Fred e Lucas Pratto, Robinho aparece com frequência na área para finalizar. Tanto que dos seus 25 gols pelo Galo, apenas um foi de fora da área. E foi com estilo: um toque por cobertura na saída de jogo errada da defesa do Villa Nova, em duelo pelo Estadual. Naquela tarde, ele ainda marcou mais duas vezes, comandando a goleada por 7 a 2 no Mineirão. Os demais foram todos de dentro da área: 12 de perna direita, cinco de esquerda, três de cabeça e quatro de pênalti.

Estrela

Além da importância natural de cada gol, Robinho mostra no Atlético muita estrela para decidir jogos. No Brasileiro, ele garantiu os triunfos sobre América, Coritiba e Atlético-PR, além do empate com o Grêmio fora de casa. Já na Copa do Brasil, ele foi determinante logo nas oitavas de final, quando balançou as redes duas vezes contra a Ponte Preta, uma delas no fim do segundo jogo, classificando o time às quartas.

“O Robinho vem fazendo um grande ano, o melhor jogador em atividade no Campeonato Brasileiro. O Robinho é sem palavras, para mim é o melhor do Brasil na temporada”, comentou o atacante Luan, sobre o companheiro de Galo.

Tags: copadobrasil brasileiro seriea robinho galo atlético