Superesportes

ATLÉTICO

Fred pode acabar empurrando o América, clube que o revelou, para o abismo do rebaixamento

Atacante admite carinho com Coelho, mas garante que objetivo é ajudar o Galo

Roger Dias
Atacante Fred surgiu para o futebol no América, mas hoje brilha com a camisa alvinegra - Foto: EM DA PRESS
Em 2003, um então desconhecido Fred aparecia para o Brasil ao marcar um gol-relâmpago pelo América (3s16) na Copa São Paulo de JunioresNo Coelho, fez 34 gols em 57 jogos, despontando como um dos talentos do futebol nacionalÍdolo da torcida alviverde num passado nem tão distante, o atacante pode se tornar carrasco do clube que o revelou caso balance as redes no clássico de hoje, às 19h30, no Mineirão, pela 30ª rodada do Campeonato BrasileiroPrecisando ajudar o Galo a vencer para manter o sonho do título, Fred poderá, ao mesmo tempo, contribuir para a queda americana à Série B.

Curiosamente, o atacante, de 33 anos, já marcou contra o Coelho nesta competiçãoEle defendia o Fluminense e fez o gol da vitória por 1 a 0, em maio, no IndependênciaNa luta pela artilharia do Nacional (soma 10 gols, sendo dois pelo tricolor carioca e oito pelo Galo), o camisa 99 alvinegro marcou seu último gol na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, no Horto, e só disputou uma partida depois disso, o empate por 0 a 0 com o Corinthians.

Fred admite carinho especial com o Coelho, mas garante que o objetivo é ajudar o Galo a vencer“É um jogo especial, porque tenho amigos lá, do corpo clínico, o pessoal da rouparia e os massagistas, além do Enderson Moreira e do Michael, que é um grande parceiroSão grandes amigos, de quem guardo boas lembrançasMas vou fazer de tudo para fazer gols, garantir a vitória, porque brigamos pelo título”, conta, afirmando ter visto evolução no alviverde: “Nos últimos sete ou oito jogos, vi que eles melhoraramSempre foi difícil enfrentar o AméricaSofremos muito diante deles no primeiro turno”.

Sete dos oito gols do atacante no Brasileiro foram em Belo Horizonte
Para continuar com a boa média em casa, ele reconhece que depende da boa movimentação dos companheiros: “Em casa, nossa equipe impõe mais o jogo dentro do campo adversário, há maior aproximaçãoNecessito de triangulações, de receber a bolaAqui tenho apoio do torcedor e ficamos mais soltosA confiança é dobrada”.

O Atlético reencontra o América cinco meses depois de perder o título mineiro para o rivalDe lá para cá, as equipes mudaram o comando técnico e passaram por diferentes situaçõesSe o Galo conseguiu se recuperar no Brasileiro, depois de ser eliminado na Copa Libertadores e ficar em segundo lugar no Estadual, o Coelho decaiu muito, passando todas as 29 rodadas do Brasileiro na zona de rebaixamento.

Mesmo contra o lanterna, o volante Júnior Urso prevê muitas dificuldades nesta noite: “Contra a gente, muita equipe se doa maisO América tem sido uma pedra em nosso sapatoAcredito num jogo complicado mais uma vezMas estamos confiantes de que vamos fazer nosso papelEstamos fazendo grandes partidas”.

TIME TITULAR
O técnico Marcelo Oliveira não teve chance de testar o time titular nesta semana, pois estava sem cinco jogadores que participaram das últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas pelas seleções
Depois de servir à Brasileira, o volante Rafael Carioca volta ao meio-campo alvinegro, formando dupla com Júnior Urso – Leandro Donizete e Lucas Cândido cumprem suspensão automáticaO equatoriano Cazares e o venezuelano Otero disputam vaga no setor ofensivo, que tem Fred e Clayton confirmadosLucas Pratto fica como opção de bancoO zagueiro Erazo, que reclamava de dor no joelho direito, recuperou-se e foi relacionado.