Há dois meses, o Atlético iniciou uma escalada que o tirou da zona de rebaixamento para a vice-liderança do Brasileirão. Pois neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, o Galo tem grandes chances de alcançar o “cume” da tabela de classificação ao enfrentar o Santos, quinto colocado, em confronto direto que colocará Robinho, pela primeira vez, como adversário da equipe santista.
Para chegar à liderança, o Atlético precisa vencer o Santos e torcer para que o Palmeiras ao menos empate com o Atlético-PR, também no domingo, às 18h30, na Arena da Baixada. A missão atleticana, contudo, reserva obstáculos. Isto, porque o Galo não vence o Peixe na “Vila Famosa” desde agosto de 2010, acumulando cinco derrotas e um empate nas últimas seis partidas entre as equipes no local.
Além disso, a presença de Robinho promete um ambiente hostil para o time mineiro. Durante a semana, parte da torcida santista divulgou imagens de notas de R$ 100 com o rosto do camisa 7, que deve ser recebido com uma chuva de cédula, mesmo que a contragosto de outros torcedores do Peixe.
“Infelizmente essa é uma cultura brasileira, quando jogador sai de um clube e volta como adversário, pode acontecer alguma coisa. O Robinho é muito experiente. Vai saber lidar com isso. Basta ele jogar como vem jogando, com alegria e concentrado apenas no jogo do Atlético”, colocou o técnico Marcelo Oliveira.
Apesar dos contratempos, o Galo reúne predicados que o permitem sonhar com mais três pontos na tabela. Em ascensão, a equipe atleticana soma cinco vitórias seguidas e contabilizou nove triunfos nas últimas 11 partidas pelo Brasileirão. Fora estes números, os comandados de Marcelo Oliveira ainda conta com o fato de ter vencido todas as equipes paulistas, fora de casa, na competição, o que garante um ânimo a mais para o Atlético, assim como no primeiro turno, alcançar três pontos contra o Santos.
“É uma boa lembrança saber que fomos bem contra paulistas fora de casa, mas não garante nada. É um jogo extremamente difícil, o Santos é veloz, ataca muito, joga ofensivamente. Temos que marcar bem. O Atlético também tem essa aptidão, cria bastante, o ataque fez muitos gols nos últimos jogos e o time tomou pouco. É manter esse equilíbrio e buscar pontos fora, que são importantes”, avaliou Marcelo.
Para manter a boa sequência na competição, o comandante atleticano utilizará a mesma base que venceu a Chapecoense na rodada passada, porém, não terá à disposição os lesionados Marcos Rocha, Patric e Luan, além do lateral Douglas Santos, que está na Seleção Olímpica, do argentino Dátolo, que recupera a forma física, e do volante Eduardo, liberado para acertar com o Internacional.
Por outro lado, o Santos também acumula desfalques e não poderá contar com Zeca, Thiago Maia e Gabriel, que estão servindo a Seleção Olímpica, o meia Lucas Lima, que está lesionado, e o goleiro Vanderlei, suspenso.
“O Santos tem um elenco muito bom, forma bons jogadores. Certamente vai ter um time de toque de bola, velocidade. O mais importante é o que vamos fazer, produzir, manter essa sequência com crescimento do time”, salientou o técnico atleticano.
SANTOS X ATLÉTICO
SANTOS
Vladimir; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Caju; Renato, Leo Cittadini, Jean Mota e Vitor Bueno; Copete e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior
ATLÉTICO
Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e Maicosuel; Robinho, Fred e Lucas Pratto
Técnico: Marcelo Oliveira
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (ES)
Data: domingo, 14 de agosto de 2016
Horário: 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Asp.Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Luiz Carlos Regazone (Asp.Fifa/RJ)
SÉRIE A
Robinho reencontra Santos, e Atlético mira liderança em duelo direto na Vila Belmiro
Galo desafia ambiente hostil e retrospecto ruim para chegar ao topo da tabela
postado em 14/08/2016 08:00 / atualizado em 14/08/2016 13:57
Tags: seriea santossp atléticomg