ATLÉTICO
Expulso contra Figueirense, Fred será julgado pelo STJD e pode ser suspenso por até 18 jogos
Atacante do Atlético foi duplamente denunciado por cartão e críticas a árbitro
postado em 12/07/2016 14:17 / atualizado em 12/07/2016 16:51
Nesta quarta-feira, Fred será réu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O atacante do Atlético será julgado pela expulsão no empate com o Figueirense, por 1 a 1, em Florianópolis. Ele foi denunciado também por palavras ditas ao árbitro Rafael Traci. Caso receba as punições máximas, o atacante pode acumular até 18 partidas de suspensão.
Fred recebeu o cartão vermelho no segundo tempo do jogo em Santa Catarina. Em disputa pelo alto, o centroavante do Galo acertou o volante Elicarlos com o braço esquerdo. O árbitro paranaense Rafael Traci interpretou como uma cotovelada e não hesitou em decidir pela expulsão, poucos minutos depois de o Figueirense alcançar o empate.
Na súmula, Rafael Traci relatou as palavras ditas pelo camisa 99 do Atlético antes de deixar o gramado no estádio Orlando Scarpelli. “Você é muito fraco, não aguenta a pressão”, escreveu o árbitro no documento oficial da partida.
Pela expulsão, Fred responderá ao artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por agressão física, enquanto as palavras ditas foram enquadradas por conduta antidesportiva prevista no artigo 258. A pena de agressão é de quatro a 12 jogos de suspensão e a conduta contrária à disciplina prevê suspensão de uma a seis partidas.
Após o jogo em Florianópolis, Fred aproveitou entrevistas para protestar ainda mais contra a arbitragem. "Não dá para julgar ninguém, mas, se analisarmos as atitudes do árbitro, ele não veio para fazer coisas boas", afirmou o atacante, que negou qualquer intenção de atingir Elicarlos.
"Não fiz movimento de dar cotovelada em ninguém. Estava brigando pela bola normalmente. O Elicarlos também bateu a mão na minha nuca. Não tive maldade e não merecia a expulsão. Nunca tinha visto esse árbitro apitar no Brasileiro. Num jogo como esse, tem de colocar alguém preparado para apitar", acrescentou.
Atlético também será julgado
Além de Fred, o Atlético será julgado pelo STJD nesta quarta-feira. Como entrou em campo depois da equipe adversária, sem respeitar o protocolo de entrada, o clube foi denunciado por não cumprir o regulamento e corre risco de receber multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.
Já o meia Yago, do Figueirense, foi denunciado por praticar agressão física (artigo 254-A do CBJD) e corre risco de ser punido com suspensão mínima de quatro jogos e máxima de 12 partidas. Na súmula, o árbitro relatou que o jogador da equipe catarinense acertou um soco nas costas do volante atleticano Júnior Urso.