
A apresentação dos 18 convocados da Seleção Brasileira está marcada para 18 de julho, mesma data da partida do Atlético contra o Coritiba, no Independência, no encerramento da 15ª rodada da Série A, numa segunda-feira, às 20h. Há possibilidade de o clube mineiro pedir à CBF o adiamento da chegada do defensor à Granja Comary para o dia seguinte. Do fim de maio à metade de junho, o camisa 6 já foi ausência no Galo por servir a Seleção Brasileira Principal na Copa América Centenário, realizada nos Estados Unidos.
O primeiro jogo do Brasil na Olimpíada será em 4 de agosto, diante da África do Sul. Seis dias depois, a equipe verde-amerela encerra participação na fase de grupos, em confronto com a Dinamarca. Caso avance ao mata-mata e chegue à final ou à disputa pela medalha de bronze, o time brasileiro terá compromissos de 13 a 20 de agosto. Nesse período, o Atlético tem partidas agendadas contra Palmeiras, Santa Cruz, São Paulo, Chapecoense, Santos e Atlético-PR.
Durante a ausência de Douglas Santos, Fábio Santos deve assumir a titularidade na lateral esquerda do Atlético. No caso de Uilson, a baixa não será sentida, pois Victor é o dono absoluto da meta atleticana. A dupla também pode ser desfalque na estreia do Galo na Copa do Brasil. Como disputou a Copa Libertadores deste ano, o Alvinegro inicia disputa já nas oitavas de final, com jogos de ida previstos para 17 de agosto.
Jogos do Atlético no período dos Jogos Olímpicos
15ª rodada (18 de julho)
Atlético x Coritiba – Independência
16ª rodada (24 de julho)
Palmeiras x Atlético – Allianz Parque
17ª rodada (30 de julho)
Atlético x Santa Cruz - Independência
18ª rodada (3 de agosto)
São Paulo x Atlético - Morumbi
19ª rodada (8 de agosto)
Atlético x Chapecoense - Indepedência
20ª rodada (14 de agosto)
Santos x Atlético – Vila Belmiro
21ª rodada (21 de agosto)
Atlético x Atlético-PR - Independência