O futuro do meia equatoriano Juan Cazares, de 23 anos, está cercado de mistério. As versões das partes envolvidas nas tratativas pelo atleta não convergem. De um lado, na Argentina, o Banfield informa ter depositado US$ 1,5 milhão e adquirido 50% dos direitos do jogador. Do outro, no Equador, o Independiente del Valle diz desconhecer o pagamento. O Atlético assiste ao desenrolar dessa novela e espera uma definição para tentar fechar com Cazares.
O Superesportes entrou em contato com um dos responsáveis pelo futebol do Independiente del Valle. São três os dirigentes que administram a parte esportiva do clube: o presidente Franklin Tello, o proprietário Michel Deller e o gerente Santiago Morales.
Morales conversou com a reportagem na tarde deste domingo e disse não ter a informação do pagamento feito pelo Banfield. “Não sei em que conta ele (presidente do Banfield) fez o depósito. Não me foi informado isso”, afirmou Morales. “Se o presidente do Banfield falou que fez o pagamento, então ele deve ter comprovações bancárias disso”, acrescentou.
Nenhum documento com a confirmação dos depósitos bancários foi enviado ao Independiente del Valle. O clube, contudo, prefere não descartar a efetivação do pagamento pelo Banfield, uma vez que o prazo se estendia até o último dia de 2015, data em que a direção do clube equatoriano já estava em recesso. Segundo Morales, a cúpula do Valle vai se reunir durante a próxima semana e tomar ciência da situação. “Vamos esperar. Na próxima semana a situação do Cazares será esclarecida”, resumiu.
Na Argentina, o presidente do Banfield, Eduardo Spinosa, garantiu a compra de 50% dos direitos do jogador. “Compramos 50% do Independiente del Valle. Ele agora tem três anos de contrato com o Banfield. Disse ao Atlético que ele era jogador do Banfield, se quisesse negociar que negociassem comigo”, disse.
O dirigente, inclusive, ameaçou levar o caso à Justiça, caso o Atlético assedie o jogador. “Cazares tem que se apresentar dia 5 de janeiro, terça-feira. Se não vier, a situação não será legal. Que não procure o nosso jogador. Caso contrário, vamos ganhar fácil na Justiça”, afirmou Spinosa.
Em dezembro passado, Maluf conversou pessoalmente com Spinosa, em viagem que fez a Buenos Aires. Na conversa, o dirigente alvinegro demonstrou interesse no jogador e se dispôs a negociar com o próprio Banfield, que pediu um valor fora da realidade para liberar Cazares. Diante da dificuldade de negociar com os argentinos, o Atlético resolveu esperar a data final para o Banfield exercer o direito de compra. Em paralelo, o Galo adiantou as conversas com o Independiente del Valle para uma possível compra do atleta.
Questionado sobre a situação de Cazares neste fim de semana, Maluf se enrolou: “Você vai saber na apresentação dele, na segunda-feira”. Em seguida, o dirigente se corrigiu: “Na apresentação do elenco que eu quis dizer”. O Galo se apresenta nesta segunda para a temporada 2016. O presidente Daniel Nepomuceno estará na Cidade do Galo e esclarecerá a negociação envolvendo o jogador equatoriano.
ATLÉTICO
Del Valle desconhece depósito por Cazares e diz que situação será esclarecida na próxima semana
Diretor do clube equatoriano, contudo, não descarta que Banfield tenha feito pagamento: "Se o presidente disse, então ele deve ter comprovações"
Thiago Madureira /Superesportes
postado em 03/01/2016 17:00 / atualizado em 03/01/2016 18:37