Os cariocas não tiveram o seu melhor jogador, Seedorf, cortado no vestiário. Com campanha de destaque no Brasileirão, o Botafogo deu trabalho ao Galo. O empate não foi fácil de ser alcançado, mas tirou a equipe de Cuca da zona de rebaixamento.
A arbitragem de Rafael Claus não agradou o Atlético. No segundo tempo, por exemplo, o zagueiro Dória cometeu pênalti em Luan e nada foi marcado.
Na próxima rodada, a equipe de Cuca tenta a recuperação contra o Náutico, às 18h30 de sábado, fora de casa.
Primeiro tempo
Logo no começo do jogo, Ronaldinho mostrou que estava com a pontaria afiada. Aos 5 minutos, fez lançamento em profundidade para Luan. Mas Jefferson afastou o perigo. O Botafogo respondeu em contra-ataque comandado por Lodeiro. O uruguaio finalizou e Victor defendeu.
Aos 13 minutos, o primeiro gol. Após cobrança de escanteio, Elias cabeceou e venceu o goleiro Victor.
Mas o Atlético estava melhor em campo. A pressão era grande em cima da defesa carioca. Ronaldinho fez boa cobrança de falta aos 24 minutos, mas Jefferson defendeu. Depois, o goleiro salvou o Botafogo após cobrança de escanteio do camisa 10 do Galo e desvio de Tardelli.
A postura ofensiva do Atlético resultou em gol. Aos 28, Ronaldinho cobrou falta com perfeição, no ângulo do Botafogo, deixando o resultado igual novamente.
Antes do intervalo, a equipe de Cuca ainda teve outra chance. Tardelli bateu cruzado e o goleiro do Botafogo defendeu.
Segundo tempo
Após o Atlético mostrar superioridade, o segundo tempo começou mais equilibrado no Independência. Nos primeiros minutos, pouca inspiração dos dois lados.
Mas Vitinho incomodou o Galo. O jovem meia-atacante bateu com perigo da entrada da área e obrigou Victor a fazer uma grande defesa. A resposta foi rápida. Réver deu bom lançamento para Luan, que bateu com força. Jefferson fez a defesa.
A vantagem no placar voltou a ser do Botafogo. Aos 13, Lodeiro recebeu na área e deu belo chute no canto do gol, sem chance de defesa para o camisa 1 do Galo.
Em busca do empate, Jô teve uma grande oportunidade, mas não aproveitou. Após receber cruzamento, dominar no peito e tirar da marcação, ele bateu para o alto. O camisa 7 protagonizou outro lance de perigo depois, com chute forte que parou nas mãos de Jefferson.
A pressão no fim do jogo foi grande e deu certo. No último lance do jogo, uma bola foi lançada na área e sobrou para Luan finalizar: 2 a 2.
Atlético 2 x 2 Botafogo
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson (Junior César); Pierre, Josué (Rosinei), Tardelli (Elder), Ronaldinho e Luan; Jô.
Técnico: Cuca
Botafogo
Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Elias (Sassá), Lodeiro (André Bahia) e Vitinho (Lucas Zen); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Gols: Elias (BOT), aos 13min/1ºT; Ronaldinho (ATL), aos 28min/1ºT, Lodeiro (BOT), aos 13min/2ºT e Luan (ATL), aos 48min/2ºT
Cartões amarelos: Pierre, Josué e Luan; Gilberto, Lodeiro, Bolivar
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: 7 de agosto de 2013, às 21h50
Árbitro: Raphael Claus/SP
Assistentes: Vicente Romano Neto/SP e Paulo César Silva Faria/MT