
No próximo domingo, ambos duelam no Olímpico, em jogo que marcará a estreia de Zé Roberto pelo Tricolor Gaúcho e um novo reencontro de Ronaldinho com o clube que o revelou.
Zé Roberto, que defendeu o Al Gharafa, do Catar, na última temporada, já havia decidido pelo seu retorno ao futebol brasileiro no fim do seu contrato, em maio. O Grêmio levou a melhor. Luxemburgo foi peça importante na negociação. Mas Cuca também teve grande peso na chegada de Ronaldinho à Cidade do Galo.
E se Zé Roberto rejeitou o Galo, Ronaldinho também teve negociações frustadas com o Grêmio em 2011, quando acabou assinando com o Flamengo.
Os dois meias se apoiam no passado para diminuírem o sentimento de desconfiança em relação ao presente. Zé Roberto foi considerado como o principal jogador brasileiro na Copa de 2006. Na Alemanha, o quadrado mágico – Ronaldinho/Kaká/Adriano/Ronaldo – não brilhou e o meia gremista se salvou. Mas Ronaldinho soma mais prêmios individuais na carreira, como os dois títulos de melhor jogador do mundo, da Fifa.
Para Zé Roberto, o maior obstáculo é mostrar que está em boa forma física aos 37 anos. Ronaldinho, cinco anos mais novo, quer apagar as polêmicas que o perseguiram na passagem pelo Flamengo.
Companheiros de Seleção Brasileira
Os meias de Grêmio e Atlético já foram parceiros no meio-campo da Seleção Brasileira em algumas oportunidades. O primeiro encontro foi ainda em 1999, quando Ronaldinho despontou com um golaço ante a Venezuela, na Copa América. Ambos estavam no grupo comandado por Vanderlei Luxemburgo. Em 2006, ambos foram titulares com Carlos Alberto Parreira na Copa do Mundo da Alemanha.
Nomes tentados até Ronaldinho...
Ronaldinho Gaúcho é o nome de maior impacto que o Atlético poderia ter contratado para 2012, entre os cogitados para o meio-campo. Ele terá que provar, no entanto, que foi a melhor opção.
Outros jogadores foram tentados pela diretoria antes da oportunidade deixada pela rescisão do meia com o Flamengo. Se a negociação com algum deles tivesse sido concretizada, talvez Ronaldinho estivesse em outro clube nesta altura.
Além de Zé Roberto, Matías Fernandez e Elano foram alternativas alvinegras no primeiro semestre. Cleiton Xavier e Giuliano também foram cogitados.
