Atletico-MG

Sequência do Atlético na Copa do Brasil depende de eliminação de carrasco

Galo tenta pôr fim a escrita contra o Goiás em mata-matas: são cinco desclassificações

Rodrigo Fonseca Thiago de Castro

Galeria de fotos: clique e relembre os confrontos mata-matas entre Atlético e Goiás

Adversário do Atlético nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Goiás não traz boas lembranças ao torcedor alvinegro quando o assunto é jogo mata-mata. Para seguir na briga pela taça, que também garante vaga na Libertadores do ano que vem, o Galo terá de quebrar um escrita: eliminar pela primeira vez o time esmeraldino em confrontos direto.


Atlético e Goiás já estiveram frente a frente cinco vezes em partidas mata-matas. São cinco fracassos atleticanos.

“É um time complicado. Mas o Atlético está quebrando tabus, como no ano passado, no Engenhão. É mais um tabu agora, de ganhar do Goiás”, disse o atacante André. Em 2011, o Galo venceu pela primeira vez no estádio carioca, ao fazer 2 a 0 no Fluminense.

A primeira vez que disputaram vaga em um torneio foi em 1989, na edição de lançamento da Copa do Brasil. Depois de perder por 3 a 0 no Serra Dourada, o Galo fez um insuficiente 2 a 0, no Independência.

Na temporada seguinte, alvinegros e esmeraldinos voltaram a se enfrentar pelas quartas de final da Copa do Brasil. Desta vez, o Atlético não saiu do 0 a 0 em casa, sendo derrotado em Goiânia por 4 a 3.

Em 2001, a caminhada atleticana na Copa do Brasil mais uma vez foi interrompida pelo Goiás, que venceu o jogo de ida por 3 a 1, em casa, e arrancou um empate por 2 a 2, em Belo Horizonte.

As duas últimas eliminações do Atlético para os goianos foram pela Copa Sul-Americana, ambas na fase brasileira da competição. Em 2004, o Goiás venceu por 4 a 2 no Serra Dourada. Em Belo Horizonte, o Galo não passou de um empate, por 1 a 1. Já em 2009, o placar de 1 a 1 da partida de ida se repetiu na volta. Na decisão por pênalti, o tabu foi mantido: Goiás 6 a 5.

Agora, a partir desta quarta-feira, o Atlético tem a chance de reescrever essa história. O Alvinegro, invicto na temporada, vai a Goiânia encarar o Goiás. O jogo de volta será na quinta-feira da semana que vem.