
Há quase 99 anos, um confronto embala atleticanos e villanovenses. Foi no dia 14 de julho de 1912 que Atlético e Villa Nova se enfrentaram pela primeira vez, tornando-se o mais antigo duelo do futebol mineiro. Neste domingo, na Arena do Jacaré, os times voltam a ficar frente a frente, em partida válida pela primeira fase do Campeonato Mineiro.
Nesses 99 anos, o Galo construiu grande hegemonia sobre o Leão do Bonfim. Nas contas do Atlético foram 230 jogos, com 138 vitórias e 42 derrotas. Já para o Villa foram 232 partidas, com 135 triunfos atleticanos e 43 vitórias do clube de Nova Lima.

O Galo jogou com Nullo, Morethzon e Alfredo; Sebastião Laranjeiras, Henrique den Dopper e Proença Sigaud; Jair Reis, João Brito, Meirelles, Morgan e Aristides. O técnico era Francisco Neto.
Já o Villa Nova atuou com John Clemence, Willy Willians e Albert Clemence; George Fellews, Eduardo Morgan e Baptista; Dimas, Aristeu, Trevice, João Moreira e Machado. Ground Committee era o treinador.

Foram necessários três jogos para se conhecer o campeão. No primeiro, no dia 13 de janeiro de 1952, no antigo estádio Otacílio Negrão de Lima, em Belo Horizonte, as equipes empataram por 1 a 1. No dia 24, nova igualdade, desta vez por 2 a 2, no Independência, então um jovem estádio com menos de dois anos de inauguração.
Na grande decisão, no dia 27, o Villa Nova superou o Galo por 1 a 0, novamente Independência, e sagrou-se campeão. O gol foi marcado por Vaduca.
O Atlético entrou em campo com Sinval, Juca e Osvaldo; Geraldino, Zé do Monte e Haroldo; Lucas Miranda, Antoninho, Mauro Patrus, Alvinho e Vavá. O técnico era Iustrich.
Já o Villa Nova jogou com Arizona, Madeira e Anísio; Vicente, Lito e Tão; Osório, Vanduca, Chumbinho, Foguete e Escurinho. O treinador era Prão.
Fonte: Almanaque do Leão do Bonfim