2

América-MG salva futebol mineiro em noite trágica de Galo e Cruzeiro

Coelho aproveita vantagem e se classifica nos pênaltis, enquanto rivais são eliminados nas oitavas da Copa do Brasil

01/06/2023 00:45
compartilhe
América-MG foi a grande salvação do futebol mineiro na noite desta quarta
foto: Mourão Panda / América

América-MG foi a grande salvação do futebol mineiro na noite desta quarta

Quando a noite desta quarta-feira (31) começou o cenário era bastante favorável ao futebol mineiro na Copa do Brasil. Jogando fora de casa, o Atlético-MG e América-MG tinham vantagens de dois gols. Já o Cruzeiro voltou com um empate de Porto Alegre e atuava no Mineirão pela classificação. No fim de noite, o resultado foi completamente diferente do cenário: o Coelhão foi o único que salvou o futebol mineiro.

A noite começou com o Cruzeiro recebendo o Grêmio no Mineirão às 20h (horário de Brasília). Jogando em casa, a Raposa precisava apenas de uma vitória simples para garantir a classificação às quartas de final. No entanto, sem Bruno Rodrigues, seu principal jogador da temporada, como titular, a equipe teve apenas uma oportunidade na etapa inicial, com Henrique Dourado, mas Bruno Alves tirou em cima da linha.

O Grêmio aproveitou uma falha do zagueiro Lucas Oliveira para abrir o placar. Luis Suárez acchou Villasanti e o paraguaio bateu para marcar o único gol do confronto.

O Cruzeiro melhorou no segundo tempo com a entrada de Bruno Rodrigues, mas não conseguiu ser efetivo. E o Grêmio chegou mais perto do segundo gol do que a Raposa do primeiro, quando Bitelo colocou a bola na rede aos 17 minutos da etapa complementar. No entanto, o VAR chamou o árbitro para analisar o lance e anulou o gol.

Primeira chance de classificação e primeira decepção para o futebol mineiro.

Às 21h30, as duas equipes que venceram nos jogos de ida entraram em campo fora de casa tentando proteger vantagens de dois gols. O Atlético-MG enfrentou o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, enquanto o América-MG foi até o Beira-Rio encarar o Internacional.

Tudo parecia perdido para o América-MG já no primeiro tempo. O Inter não só apagou a vantagem como virou o marcador ao conseguir três gols através de Nico Hernández, Igor Gomes e Pedro Henrique. Mas as mudanças de Mancini renderam efeito na etapa complementar e Juninho marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis.

Enquanto isso, em São Paulo, a derrocada do Atlético-MG foi mais devagar. Com titulares poupados, o Galo foi dominado pelo Corinthians, que marcou um gol em cada etapa, com Matheus Bidu e Róger Guedes, e também levou a decisão para a marca da cal.

América-MG e Atlético-MG decidiram seus futuros na Copa do Brasil ao mesmo tempo. Em São Paulo, alguns dos jogadores mais experientes do Galo - Hulk e Edenílson falharam - e a equipe acabou eliminada pelo Corinthians. Já em Porto Alegre, o Coelho acertou as cinco cobranças e contou com um erro do Internacional para avançar no torneio.

Apesar do primeiro tempo ruim, reconhecido pelos jogadores após a partida, o Coelho salvou a noite mineira na Copa do Brasil.

- Vou confessar que é um sentimento misto, mas está prevalecendo a alegria pela classificação. Irreconhecível o primeiro tempo e a coisa mudou no segundo tempo. Conseguimos levar para os pênaltis e deu tudo certo. O grupo está vivendo um momento ruim, mas momentos como esse nos fortalecem - afirmou Juninho após a partida.

Enquanto o América-MG comemora o avanço e a bolada garantida, Atlético-MG e Cruzeiro chegam ao clássico do próximo sábado (3), em Uberlândia, em má fase e vendo o confronto como ainda mais importante para tentar catapultar uma reação na temporada.

Compartilhe