O América-MG anunciou o afastamento do lateral Nino Paraíba, nesta quarta-feira (10)após a divulgação de conversas entre supostos envolvidos em esquema de manipulação de jogos do Campeonato Brasileiro 2022. As mensagens fazem parte do processo da Operação Penalidade Máxima II, coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Na nota divulgada nas redes sociais, o clube informa que está acompanhando os desdobramentos da operação.
Informamos que o atleta Nino Paraíba está afastado preventivamente das atividades do futebol. Acompanhamos os desdobramentos da Operação Penalidade Máxima 2, do Ministério Público de Goiás, em relação aos demais atletas que tiveram os nomes envolvidos neste lamentável episódio. pic.twitter.com/XDY5i8e9Kr
%u2014 América FC %u270A%uD83C%uDFFF (@AmericaFC1912) May 10, 2023
O site "ge" divulgou uma conversa, que consta no processo, entre os supostos apostadores. Um deles envia ao outro um print de uma conversa com um contato identificado com o nome de Nino Paraíba - que defendia o Ceará na época -, questionando se já havia falhado em algum acordo. "Qual foi a vez que eu fiz e não tomei?", teria dito o atleta.
Em outro diálogo, Nino teria cobrado o pagamento de um acordo feito antes após o apostador fazer uma oferta:
— Dá para aumentar de 60 mil para uns 75 mil, irmão - teria dito o apostador.
— Primeiro [vamos] acertar o que falta? - respondeu o contato identificado como Nino.
A aposta seria relacionada ao jogo contra o Cuiabá, em 16 de outubro de 2022, que terminou empatado em 1 a 1. Naquela partida, Nino levou um cartão amarelo aos 10 minutos do segundo tempo.
O camisa 2 foi citado em outra conversa, em um áudio, no qual o suposto apostador disse que já tinha acertado o pagamento com ele.
— Já tenho fechado aqui o Nino Paraíba, que já era nosso já, a gente começou a quitar ele, né? Já falta só dez mil daquela que deu bom, então ele já está fechado "com nós" pro final de semana (...) - diz a transcrição da mensagem.
Em mensagens trocadas em setembro, um dos envolvidos no caso colocou o jogador do América numa lista de "Confirmados e pagos", na qual também está Vitor Mendes, que foi afastado pelo Fluminense na madrugada de terça (9) para quarta.