O América-MG parecia encaminhar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, mas a imprevisibilidade mudou o rumo da história do jogo contra o Cuiabá, neste domingo (7), no Independência, em Belo Horizonte, pela quarta rodada.
À frente no placar durante grande parte do duelo - gol de Aloísio, aos 11 minutos primeira etapa -, o Coelho fez um gol contra com Marlon, aos 39 do segundo tempo, e teve o goleiro Matheus Cavichioli expulso aos 43 por pegar a bola com a mão fora da área.
Como o técnico Vagner Mancini já tinha feito as cinco substituições, Danilo Avelar vestiu a camisa 1 e foi para a meta. A falta cobrada por Ronald, aos 46, não foi tão no canto, mas passou da barreira. Na condição de “quebra-galho”, Avelar saltou para tentar defender, porém não conseguiu.
Para dar mais emoção, o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim assinalou pênalti do goleiro Walter, do Cuiabá, em Martínez, do América-MG. Contudo, o VAR identificou impedimento de Mikael na jogada e orientou a revisão. A decisão final foi o cancelamento da infração.
Para dar mais emoção, o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim assinalou pênalti do goleiro Walter, do Cuiabá, em Martínez, do América-MG. Contudo, o VAR identificou impedimento de Mikael na jogada e orientou a revisão. A decisão final foi o cancelamento da infração.
A derrota mantém o América-MG em situação difícil no Brasileiro, em último lugar, ainda sem pontuar. O time também perdeu para Fluminense (3 a 0), São Paulo (3 a 0) e Santos (3 a 2). Já o Cuiabá respira na competição, deixa a zona de rebaixamento e vai a 13º, com quatro pontos.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1X2 CUIABÁ
Data: 7 de maio de 2023, domingo
Horário: 11h (de Brasília)
Duração: 108 minutos (51 + 57)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG
Competição: Campeonato Brasileiro - 4ª rodada
Público: 5.228
Renda: R$41.400,00
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa/BA) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa/AL)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Gols: Aloísio, aos 11/1ºT (América-MG); Marlon, contra, aos 39/2ºT, Ronald, aos 46/2ºT (Cuiabá)
Cartões amarelos: Alê, Marlon, Mateus Gonçalves (América-MG); Alan Empereur, Ronald, Ceppelini, Mateusinho (Cuiabá)
Cartão vermelho: Matheus Cavichioli (América)
AMÉRICA-MG
Matheus Cavichioli; Marcinho (Nino Paraíba, aos 16/2ºT), Iago Maidana, Danilo Avelar e Marlon; Alê, Juninho e Benítez (Lucas Kal, aos 35/2ºT); Felipe Azevedo (Mateus Gonçalves, aos 16/2ºT), Everaldo (Martínez, aos 25/2ºT) e Aloísio (Mikael, aos 25/2ºT). Técnico: Vagner Mancini
CUIABÁ
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Mateusinho; Filipe Augusto, Raniele (Ronald, aos 41/1º) e Ceppelini (Quagliata, aos 26/2ºT); Iury Castilho (Wellington Silva, aos 34/2ºT), Deyverson (Pitta, aos 26/2ºT) e Emerson Ramon (Jonathan Cafu, aos 41/1ºT). Técnico: Ivo Vieira
América-MG x Cuiabá: gols e lances importantes
Com o setor defensivo modificado por Mancini - Marcinho, Maidana, Avelar e Marlon no time titular -, o América-MG começou a partida a mil por hora. Aos 10 minutos, Aloísio recebeu cruzamento e cabeceou no travessão. No lance seguinte, aos 11, a jogada foi parecida, só que o Boi Bandido se abaixou para finalizar de peito e inauguou o placar: 1 a 0.
Se no primeiro tempo o Coelho concentrou seus ataques pela direita, com a dobradinha entre Everaldo e Marcinho, na etapa inicial a primeira grande jogada saiu pela esquerda, em finta de Benítez na grande área e chute forte na trave.
A partir dos 15 minutos do segundo tempo, o América-MG baixou as suas linhas, enquanto o Cuiabá intensificou a vantagem na posse de bola. Apesar de trocar passes no ataque, o Dourado não oferecia tanto perigo ao Coelho, que estava com a faca e o queijo nas mãos para encerrar o jejum e vencer a primeira no Brasileirão.
A sorte começou a virar aos 39 minutos, quando Wellington Silva invadiu a área e buscou o passe para Jonathan Cafu. No meio do caminho, Marlon tentou fazer o corte e marcou gol contra: 1 a 1.
Aos 43, outra bobeada do América-MG, dessa vez com Danilo Avelar, que não tirou a bola de cabeça em um chutão despretensioso do Cuiabá e permitiu que Isidro Pitta avançasse sozinho em direção a Cavichioli. Embora o atacante paraguaio tenha adiantado a bola, o goleiro americano saiu por baixo e tocou com a mão fora da área. Ele tomou cartão vermelho por impedir uma chance clara de gol do adversário.
Com as cinco substituições já feitas pelo América-MG, Danilo Avelar foi para o gol. Ele até saltou na bola, mas a falta de referência na posição dificultou a defesa do chute de Ronald, que fez 2 a 1 para o Cuiabá. A frustração do Coelho poderia ser diminuída com o pênalti em Martínez, aos 52, só que o árbitro voltou atrás ao conferir a posição irregular de Mikael na origem da jogada.
Próximos jogos do América-MG
- Bragantino x América-MG - quarta-feira, 10/5, às 19h, no Nabi Abi Chedid, pela 5ª rodada da Série A
- América-MG x Cruzeiro - domingo, 14/5, às 18h30, no Independência, pela 6ª rodada da Série A
Próximos jogos do Cuiabá
- Cuiabá x Atlético-MG - quarta-feira, 10/5, na Arena Pantanal, pela 5ª rodada da Série A
- Fluminense x Cuiabá - sábado, 13/5, às 18h30, no Maracanã, pela 6ª rodada da Série A