América desperdiça chances, falha na defesa e é goleado pelo São Paulo
Equipe mineira dominou a partida e finalizou 22 vezes, mas perdeu muitas oportunidades, falhou defensivamente e segue sem somar pontos no Campeonato Brasileiro
O América acumulou falhas nas finalizações e na defesa e foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 0, neste sábado (22/4), no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Luciano, Calleri e Marcos Paulo marcaram os gols da partida, que teve o goleiro Rafael como protagonista, com oito defesas.
Saiba mais
Com a vitória, o São Paulo somou os seus primeiros pontos no Brasileirão e chegou, temporariamente, à quarta posição. Já o Coelho segue sem pontuar e está na lanterna da Série A por ter menos seis gols de saldo. Além disso, esta foi a terceira derrota seguida do time de Mancini na temporada.
O próximo compromisso do América é contra o Nova Iguaçu, quarta-feira (26/4), às 21h30, no Independência, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No Brasileiro, o Coelho atuará no sábado (29/4), às 18h30, diante do Santos, na Vila Belmiro.
Já o São Paulo volta ao campo um dia antes. Na terça-feira (25/4), às 21h30, o Tricolor Paulista visita o Ituano, também pela terceira fase da Copa do Brasil. No Brasileirão, a equipe enfrenta o Coritiba, no sábado (29/4), às 16h30, no estádio Couto Pereira.
O primeiro tempo começou bem morno, com posse de bola do São Paulo, mas sem efetividade. A partida só esquentou a partir do minuto 20, graças à combatividade e à coragem de finalizar de Luciano.
O atacante deu o tranco que derrubou Marlon, que fazia a saída de jogo com Martinez e errou o passe crucial. Luciano ficou com a sobra de bola, arriscou de fora da área e contou com desvio em Éder e falha de Matheus Cavichioli para balançar a rede do América: 1 a 0.
A origem da jogada gerou uma série de reclamações dos atletas do Coelho por possível falta em Marlon - o VAR sequer chamou o árbitro para revisão -, mas o erro do lateral e a falha de Cavichioli deram mais campo ao Coelho, já que a vantagem fez o São Paulo "chamar" o adversário.
Tanto que as únicas chances americanas na primeira etapa ocorreram após sofrer o gol. Com mais espaço, a equipe de Mancini se acertou, começou a dominar e obrigou Rafael a fazer três grandes defesas, em chutes de Lucas Kal, Everaldo e Matheusinho.
Inclusive, Everaldo obrigou o goleiro do Tricolor Paulista a fazer uma ótima intervenção e ainda acertou a trave, mesmo sem intenção, no rebote, no minuto 39, no melhor momento do América na partida.
O gol de empate só não saiu no fim da etapa inicial pelo brilho de Rafael, já que o time mineiro conseguiu organizar as suas tramas, com protagonismo de Juninho e Matheusinho, e encontrou brechas na marcação são-paulina.
Segundo tempo
A etapa final iniciou com o mesmo roteiro de domínio americano e protagonismo de Rafael. A exceção foi no primeiro minuto, quando Calleri finalizou para fora, após cruzamento de Nestor. No lance seguinte, Aloisio fez boa jogada individual e foi parado pelo goleiro do São Paulo.
Depois de um início de segundo tempo animado, o América seguiu com mais espaço e posse de bola, mas o jogo esfriou. O desempenho melhorou com as entradas de Adyson e Felipe Azevedo, atletas que criaram oportunidades logo após as substituições de Mancini.
Só que o América seguiu desperdiçando chances, pois a pontaria não estava em dia. O clube finalizou oito vezes entre o início do segundo tempo e o minuto 25, mas acertou a meta apenas no primeiro chute, na tentativa de Aloísio defendida por Rafael.
O acúmulo de erros no ataque gerou um desânimo perceptível nos jogadores do América em campo. Com isso, o São Paulo voltou a dominar as ações ofensivas e chegou ao segundo gol aos 36. Em cruzamento de Alisson, Calleri cabeceou no contrapé de Cavichioli: 2 a 0.
O restante do jogo contou com os donos da casa confiantes pelo placar positivo, enquanto os visitantes estavam desanimados pelo desperdício de chances durante o fim do primeiro tempo e a primeira metade da etapa final.
E até por essa desatenção, Ricardo Silva falhou de forma bisonha em recuo para o goleiro Matheus Cavichioli, aos 50 do segundo tempo. Marcos Paulo aproveitou para ampliar: São Paulo 3 a 0.
São Paulo 3 x 0 América
São Paulo
Rafael; Raí Ramos, Arboleda, Lucas Beraldo e Patryck (Caio Paulista 13 do 2ºT); Pablo Maia, Luan (Gabriel Neves 13 do 2ºT), Michel Araújo (Wellington Rato 21 do 2ºT), Rodrigo Nestor (Alisson 31 do 2ºT) e Luciano (Marcos Paulo 31 do 2ºT); Calleri
Técnico: Dorival Júnior
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba (Marcinho 25 do 2ºT) , Ricardo Silva, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Martinez (Henrique Almeida 38 do 2ºT); Matheusinho (Felipe Azevedo 16 do 2ºT), Aloísio (Wellington Paulista 25 do 2ºT) e Everaldo (Adyson 16º do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Morumbi
Gols: Luciano 20 do 1ºT; Calleri 36 do 2ºT e Marcos Paulo 50 do 2ºT
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira (RJ) e Cristhian Passos Sorence (GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Pablo Maia, Patryck, Lucas Kal, Everaldo, Raí Ramos, Luciano, Dorival Júnior, Éder, Marcos Paulo