Após golear o Santos na semifinal, o América está de volta à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior após 27 anos. O Alviverde Mineiro enfrentará o Palmeiras na decisão do torneio, às 15h30 desta quarta-feira (25/1), no estádio Canindé, em São Paulo.
A última vez que o América chegou na final da Copinha foi em 1996. Em um clássico mineiro contra o Cruzeiro, o Coelho saiu vitorioso por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo, e conquistou seu primeiro e único título da competição.
Diferentemente deste ano, em 1996, o América nem sequer se classificou em primeiro lugar na fase de grupos. Com sete pontos, o Alviverde ficou na segundo colocação, atrás do Botafogo. Completavam a chave Juventude e Paulistano, que ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Na fase mata-mata, o América venceu todos os jogos que disputou. O time mineiro eliminou o São Paulo (2 a 0) nas oitavas, o Internacional (1 a 0) nas quartas e o Nacional-SP (1 a 0) na semifinal.
Copinha 2023
O América se classificou para a decisão da Copinha após golear o Santos por 3 a 0 nesse domingo (23/1), pela semifinal. O atacante alviverde Luan Campos deu show e marcou os três gols que garantiram a vitória da equipe mineira na Vila Belmiro, em Santos.
Na decisão do torneio, o Coelho enfrentará o Palmeiras, que derrotou o Goiás nesse sábado (21/1) por 2 a 1, no Allianz Parque, em São Paulo. O Verdão buscará o bicampeonato da Copinha após ter conquistado seu primeiro título na edição passada do torneio.
Campanha do América
Até o momento, o América soma 100% de aproveitamento na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time mineiro terminou a fase inicial como líder do Grupo 18, com três vitórias em três jogos - sobre Retrô-PE, Ponte Preta e Vocem-SP.
Posteriormente, já no mata-mata, o América eliminou o CSP-SP (3 a 0), o São Paulo (3 a 1), o Red Bull Bragantino (1 a 0), o Ituano (3 a 0). No total, o alviverde soma 19 gols marcados e apenas três sofridos.