
América de Vagner Mancini manteve o esquema tático de 2022 na estreia contra o Pouso Alegre
Vagner Mancini vinha escalando o América com quatro meio-campistas na pré-temporada, mas o empate em 2 a 2 com o Democrata-SL, em um jogo-treino, fez com o que o técnico revisse o esquema tático.
Nesse domingo (22/1), o Coelho entrou em campo em um 4-3-3 e goleou o Pouso Alegre por 4 a 0, no Manduzão, pelo Campeonato Mineiro.
Segundo Mancini, o jogador 'sacado' da equipe foi o meia argentino Emmanuel Martínez. Como Felipe Azevedo tem características mais próxima de um segundo atacante, a tendência é que Mateus Gonçalves tenha entrado no time.
Saiba mais

América contrata campeã da Libertadores para equipe feminina

América x Palmeiras: estádio, horário e onde assistir à final da Copinha

América: reforços, Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves se destacam em estreia

Juninho revela como Mancini o ajudou a evoluir ofensivamente no América

Mancini cita mudança de postura em vitória do América: 'Dono do espetáculo'
Para o técnico, o América perdeu sua principal característica com a formação: a velocidade e a intensidade, o que prejudicou o desempenho da equipe naquela oportunidade. Ainda assim, ele não descarta uma nova tentativa de utilizar esse sistema.
"Tive que rever, porque ainda tínhamos tempo para isso. Ao longo da semana alteramos e voltamos a jogar como vínhamos jogando em 2022, que é o que está mais encaixado. Não vou dizer que não posso alterar a equipe ou o sistema, mas iniciar com essa forma de jogar foi benéfica, porque os atletas estão mais acostumados", afirmou.
Além da variação tática, o 4-1-3-2 é uma tentativa de encaixar Benítez e Martínez no time. Os meias argentinos são dois dos jogadores mais técnicos da equipe, mas atuam na mesma posição.
O próximo indício da opção de Mancini será no jogo contra o Villa Nova. Coelho e Leão do Bonfim se enfrentarão no domingo, às 18h30, no Independência, pela segunda rodada do Estadual.