Após conquistar bons resultados esportivos no ano passado, o América dará o pontapé inicial para a temporada de 2023. O Alviverde enfrentará o Pouso Alegre às 18h30 deste domingo (22/1), pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, no estádio Manduzão, na cidade de Pouso Alegre.
O América chega ao Estadual como um dos francos favoritos a conquistar a taça, ao lado dos rivais Atlético e Cruzeiro. A última vez que a equipe alviverde levantou o troféu de campeão mineiro foi em 2016, quando venceu o Galo por 2 a 1 no jogo de ida da final e contou com gol 'salvador' de Danilo para empatar a partida de volta por 1 a 1.
Quanto à força de seu elenco para 2023, o América não apenas contratou novos atletas, como manteve a base do time do ano passado. Além de ter permanecido com o técnico Vagner Mancini, o Alviverde acertou com o zagueiro Wanderson; o lateral-direito Nino Paraíba; o lateral-esquerdo Nicolas e os atacantes Dadá Belmonte e Mateus Gonçalves.
Campeonato Mineiro de 2022
Diferentemente do que ocorreu na temporada passada, o América iniciará o Campeonato Mineiro deste ano com força máxima. Na edição passada do torneio, focado na disputa da Copa Libertadores, o Coelho iniciou o Estadual com time mesclado e foi eliminado precocemente.
Antes de estrear na Libertadores, o América jogou oito jogos do Campeonato Mineiro, sendo cinco desses com uma equipe mista. A má campanha do Coelho, até mesmo após a utilização do time titular, culminou em um amargo quinto lugar - ou seja, fora da zona de classificação para a fase final.
Escalações
Embalado após um bom ano de 2022, quando se classificou à Série C do Campeonato Brasileiro, o Pouso Alegre passou por uma reformulação no elenco.
Ao todo, foram anunciados 16 reforços, tendo como destaque o atacante Amarildo, ex-Caldense e Tombense, que esteve no radar do América em 2021 após o Estadual.
Ainda assim, Vagner Mancini terá grande parte do elenco disponível e deverá escalar o América com força máxima.
POUSO ALEGRE X AMÉRICA
Pouso Alegre
George; Nando, Heitor, Wellington e João Paulo; Carlinhos, Minho e Michael Paulista; Amarildo, Ingro e Rodrigo Carioca.
Técnico: Eugênio Carlos Souza
América
Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Maidana, Éder e Marlon; Alê, Juninho e Benítez; Martínez, Dadá Belmonte e Henrique Almeida.
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Manduzão, em Pouso Alegre
Data e horário: domingo, 22 de janeiro, às 18h30
Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Rodney Faria Lima
VAR: Marco Aurélio Augusto