O América derrotou o Ituano por 3 a 0 nesta noite de quinta-feira (19/1), na Arena Barueri, e garantiu a classificação para a semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Os gols de Renato Marques, Breno e Adyson colocaram o time mineiro entre os quatro melhores da Copinha, ao lado de Palmeiras, Goiás e o vencedor do duelo entre Santos e Fortaleza, que é o próximo rival americano.
Com a vitória diante do Ituano, o Coelhinho deu sequência ao aproveitamento perfeito na competição. O time mineiro entrou em campo - diante de Retrô, Ponte Preta, Vocem, CSP, São Paulo, Red Bull Bragantino e o clube de Itu - e conquistou sete vitórias. Além do 100%, o América marcou 19 gols e sofreu apenas 3 tentos.
A equipe de Mairon César entrou em campo com Cássio; Samuel (Heitor), Jonathan (Rafa Barcelos), Júlio e Paulinho (Jurandir); Breno, Mateus Henrique e Theo (Kanté); Adyson, Renato Marques (Vinícius) e Luan Campos (Guilherme Papaléo).
O jogo
Devido a problemas na iluminação, a partida iniciou com cinco minutos de atraso, mas o América não sentiu a espera e marcou rapidamente. Aos 3, após saída errada do Ituano e boa trama do Coelho pela direita, Luan tentou dominar dentro da área e foi desarmado pela marcação. A bola sobrou nos pés do centroavante Renato Marques, que bateu de primeira e abriu o placar: 1 a 0 para os mineiros.
Mesmo com a vantagem no placar, o Coelhinho seguiu em cima. No minuto 8, em cobrança de escanteio, Jonathan cabeceou para fora. Já dois minutos depois, em tabela com Renato, Adyson finalizou dentro da área, porém parou no goleiro. Aos 15, Renato Marques recebeu livre, nas costas da defesa, e também foi parado pelo arqueiro do Ituano.
E o time mineiro estava dominando o jogo, tanto que o placar foi ampliado. No minuto 23, Renato Marques recebeu na esquerda, fez boa jogada individual e cruzou para Breno. O volante do América cabeceou com muita liberdade e balançou as redes: 2 a 0 para o Coelho.
O Ituano reagiu logo no minuto seguinte, no cabeceio de Felipe Fonseca, que passou próximo à trave esquerda do goleiro Cássio. Depois disso, o jogo esfriou um pouco e o América só voltou a levar perigo no primeiro tempo aos 40, quando Adyson cruzou e Theo, livre, testou para a linha de fundo.
O segundo tempo deu continuidade ao cenário da primeira etapa: o América estava administrando o resultado, sem correr riscos. Até por isso, foi o time de Mairon César que balançou as redes em uma oportunidade e chegou próximo em outras ocasiões.
No minuto 21, Adyson recebeu na direita e mostrou a sua habilidade ao marcar um belo gol. O camisa 11 do América tocou com tranquilidade com a perna esquerda e acertou o ângulo do goleiro do Ituano, que nada pôde fazer: 3 a 0 para o Coelhinho.
Mesmo com a vaga praticamente garantida, os mineiros seguiram em busca de aumentar a vantagem e chegaram próximo com Heitor. No minuto 29, o atleta fez ótima jogada individual e perdeu a chance de fazer um golaço ao isolar a bola frente a frente com o goleiro.
Já o Ituano não conseguiu se impor e só teve uma grande chance na etapa final. A equipe paulista contou com o chute de Vinícius aos 47 do segundo tempo como o lance mais perigoso. A bola explodiu na trave de Cássio e decretou o placar final: 3 a 0 para o América.
A próxima fase
Classificado para a semifinal, o América deve voltar a campo no próximo domingo (22/1), mas ainda não sabe qual será o seu adversário. O confronto entre Santos e Fortaleza ocorrerá nesta noite de quinta-feira (19/1), às 21h30. Já a outra semi está definida: Palmeiras e Goiás se encontram no sábado (21/1), às 21h.