Em 2022, focado na disputa da Copa Libertadores, o América iniciou o Campeonato Mineiro com time mesclado e foi eliminado precocemente. Nesta temporada, com calendário mais vazio, o Alviverde terá "força total" no Estadual, segundo Euler Araújo, membro do Conselho de Administração do clube.
"Teremos força total no Estadual, porque o calendário nos ajuda. A primeira partida da Copa do Brasil é só no dia 22 de fevereiro, e a Sul-Americana será só 4 de abril. Só tem um problema: se chegarmos à final do Campeonato Mineiro, coincide a primeira partida com a estreia na Copa Sul-Americana. Mas sim, iremos com força total", disse Euler em contato com o Superesportes.
O América vai estrear no Mineiro contra o Pouso Alegre, às 18h30 do dia 22 de janeiro, no estádio Manduzão, na cidade de Pouso Alegre. Até a sexta rodada, em 17 de fevereiro, o Alviverde terá foco exclusivo no Estadual, visto que não terá iniciado sua participação na Copa do Brasil e na Sul-Americana.
América em 2022
Na temporada passada, o América decidiu iniciar o Mineiro com um time mesclado. Isso porque, na época, simultaneamente à disputa do Estadual, o Alviverde jogou a fase preliminar da Libertadores. O foco, assim, foi direcionado à competição internacional.
"No ano passado, era um risco que sabíamos que estávamos correndo. Colocamos os meninos da base e tudo. O Marquinhos queria jogar quatro partidas com o time titular antes da estreia na pré-Libertadores. Ele acabou jogando três, se não me engano", contou Euler Araújo.
Antes de estrear na Libertadores, contra o Guaraní, do Paraguai, o América jogou oito jogos do Campeonato Mineiro. Os cinco primeiros foram com um time mesclado, repleto de jogadores que compunham as categorias de base.
Nos cinco duelos iniciais, a equipe comandada por Marquinhos Santos obteve três vitórias, um empate e uma derrota. Nos outros três jogos, já com os titulares em campo, o América ganhou um, empatou um e perdeu outro. Com os resultados, o Alviverde se manteve na quarta colocação, com 14 pontos.
Má campanha
Ainda que não tivesse iniciado o Mineiro como o esperado, o América deixou escapar sua vaga na fase final do campeonato na 9ª e 10ª rodada. A equipe alviverde perdeu para Uberlândia e Villa Nova e chegou ao 11º jogo, contra o Tombense, sem chances de classificação.
O time de Marquinhos Santos teve decisões pela Copa Libertadores entre os jogos que culminaram na eliminação no Estadual. O Coelho enfrentou uma vez o Guarani, pela volta da primeira fase do torneio continental, e duas vezes o Barcelona de Guayaquil, do Equador, pela segunda fase.
Sequência de jogos do América em 2022
URT 0 x 0 América - 8ª rodada do Campeonato Mineiro
- Dia: 19 de fevereiro
América 0 x 1 Guarani-PAR - jogo de ida da 1ª fase da Copa Libertadores
- Dia: 23 de fevereiro
Guarani-PAR 2 (4) x (5) 3 América - jogo de volta da 1ª fase da Copa Libertadores
- Dia: 2 de março
América 0 x 1 Villa Nova - 9ª rodada do Campeonato Mineiro
- Dia: 5 de março
América 0 x 0 Barcelona-EQU - jogo de ida da 2ª fase da Copa Libertadores
- Dia: 8 de março
Uberlândia 2 x 1 América - 10ª rodada do Campeonato Mineiro
- Dia: 12 de março
América 0 (4) x (5) 0 Barcelona-EQU - jogo de volta da 2ª fase da Copa Libertadores
- Dia: 15 de março
América 1 x 0 Tombense - 10ª rodada do Campeonato Mineiro
- Dia: 19 de março