Com a ida de Carlos Alberto para o Botafogo, o América chegará a cinco jogadores emprestados em 2023. De Portugal à Série B, veja, na galeria abaixo, onde estão cada um deles:
Os únicos que já atuaram pelos outros clubes são Gustavo Marques e Carlos Junio. O zagueiro é titular absoluto na Segunda Divisão de Portugal, com 16 partidas e um gol marcado. Já o lateral foi reserva na Série D de 2022 e entrou em campo apenas três vezes.
A prática de emprestar jogadores não é tão comum no América. No ano passado, além dos defensores citados, apenas quatro atletas foram cedidos a outros clubes nestes moldes.
O lateral-direito Thalys e o atacante Rodolfo atuaram por ABC e Cruzeiro, respectivamente. Eles estão sendo avaliados pela comissão técnica do América e podem seguir no clube dependendo do desempenho na pré-temporada.
O zagueiro Gabriel Marques, no Joinville, e o meio-campista Juninho Valoura, no CRB, também foram emprestados em 2022, mas não tiveram vínculo renovado pelo Coelho.
Se por um lado o América dá indícios de que pode ceder mais jogadores por empréstimo, o inverso é algo que está diminuindo no Lanna Drumond: nenhum jogador do atual elenco pertence a outro clube.