Após quase quatro meses, Emmanuel Martínez foi liberado pelo departamento médico e treina normalmente com o restante do grupo do América desde segunda-feira (26/12), quando o elenco se reapresentou no Independência, em Belo Horizonte. O meia de 28 anos está nas mesmas condições físicas dos demais atletas, conforme o próprio clube.
Nessa quarta-feira, Leonardo Cupertino, coordenador do núcleo de performance, e Lucas Itaberaba, preparador físico, detalharam a liberação de Martínez e explicaram como foram as primeiras atividades do argentino.
"É do conhecimento de todos que o Martínez estava no departamento médico, com uma forma de tratamento conservadora. O atleta está apto a treinar com o grupo sem nenhuma restrição. Essa condição física dele é uma coisa gradativa, que será construída no dia a dia do clube, juntamente com o grupo", disse Leonardo.
"Ele já iniciou normalmente com os atletas. Está muito bem, participou de todos os treinamentos online, de forma especial - não só eu estava monitorando, mas também o departamento médico e a fisioterapia. Ele treinou dois dias no campo normalmente, sem nenhuma restrição, dividindo bolas, chutando ao gol", complementou Lucas.
Ainda segundo o preparador físico, Martínez foi o atleta com a maior distância percorrida no treinamento de terça-feira, o que mostra o nível do condicionamento físico do jogador.
O meia se recuperou de uma lesão no ligamento lisfranc do pé esquerdo, sofrida em setembro, no empate em 0 a 0 com o Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Principal contratação do América em 2022, Martínez entrou em campo apenas quatro vezes com a camisa do Coelho e ainda não marcou gols ou deu assistências.
A expectativa é que ele tenha protagonismo na equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini na próxima temporada.
A expectativa é que ele tenha protagonismo na equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini na próxima temporada.