Richarlison foi o grande nome da Seleção Brasileira na estreia da Copa do Mundo no Catar ao marcar dois gols na vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia, nessa quinta-feira (24/11). Mas não foi só no principal torneio do mundo que o atacante se destacou logo em sua primeira partida. Ao debutar como profissional pelo América, em 2015, a 'cria do Coelho' também balançou a rede e ajudou na vitória do time.
O começo do camisa 9 da Seleção no futebol foi em 4 de julho de 2015, em uma quinta-feira à noite. No Independência, 1.101 torcedores viram o jovem de 18 anos marcar o terceiro e último gol da triunfo americano por 3 a 1 sobre o Mogi Mirim-SP, em jogo válido pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Givanildo Oliveira foi o técnico responsável por promover a estreia do atacante no profissional. Aos 32 minutos do segundo tempo, quando placar ainda mostrava 1 a 1, ele chamou o então camisa 22 e o colocou no lugar de Cristiano.
Logo na sequência, Marcelo Toscano colocou o América na frente. O primeiro gol de Richarlison como profissional ocorreu oito minutos depois, em jogada de oportunismo.
Marcelo Toscano recebeu livre e chutou para grande defesa do goleiro. Na sobra, Toscano bateu de voleio e Richarlison completou de cabeça para ampliar.
A vitória colocou o América de volta no G4 da Série B, no ano em que o clube conseguiria o acesso à elite do futebol brasileiro após cinco temporadas.
Naquela partida, o Coelho entrou em campo com João Ricardo; Robertinho (Walber), Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Leandro Guerreiro e Dopô (Tony); Felipe Amorim, Mancini e Marcelo Toscano; Cristiano (Richarlison).
Do América à Seleção: a trajetória de Richarlison
Nascido em Nova Venécia-ES, Richarlison chegou ao América em 2014, após atuar nas categorias de base do Real Noroeste-ES. Ele foi revelado pelo Coelho no ano e ficou na equipe até o fim da temporada, quando foi vendido ao Fluminense por cerca de R$ 10 milhões - valor recorde do clube até hoje.
O Pombo fez 24 jogos e anotou nove gols na passagem pelo América. Do Tricolor Carioca, o atacante seguiu para Watford, Everton e atualmente Tottenham, todos da Inglaterra.
Após marcar os gols sobre a Sérvia, no Estádio Lusail, Richarlison ganhou mais de 3 milhões de seguidores no Instagram. Também nas redes, o América comemorou a atuação do atacante na Copa.