O América não conseguiu o resultado que desejava ao empatar em 1 a 1 com o Atlético-GO, nesse domingo (13/11), no Independência, mas atingiu um feito histórico: alcançou os 53 pontos e igualou a marca de 2012 como a maior pontuação do clube na história da Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, foram 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas nesta temporada. Mesmo com o desempenho similar ao do ano passado, o time não conseguiu repetir o feito de se classificar à Copa Libertadores e irá disputar pela primeira vez a Sul-Americana em 2023.
Esta é a segunda marca histórica do América na Série A deste ano. O Coelho também bateu seu recorde de vitórias nos pontos corridos, ultrapassando os 13 triunfos de 2021.
Um feito que foi não atingido por ambos elencos é a melhor posição do clube na história da competição. Este recorde ainda pertence à equipe de 1973, que terminou o Brasileiro na sétima colocação, com 44 pontos e 15 vitórias.
É importante ressaltar que o Campeonato Brasileiro já teve outras fórmulas, e a maior pontuação possível era menor do que no formato atual.
Fim de temporada para o América
Ainda que tenha feito uma boa campanha, o América encerrou a temporada de forma 'amarga'. O Coelho dependia apenas de uma vitória para ir à Libertadores, mas, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, não conseguiu a virada sobre o Atlético-GO.
No entanto, a vaga na Sul-Americana e a temporada do clube foi valorizada pelo capitão Juninho, pelo técnico Vagner Mancini e pelo presidente Alencar da Silveira Júnior, que parabenizou os atletas após a partida.