O América foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras nesta quarta-feira (9/11), no Allianz Parque, em São Paulo. O Coelho saiu na frente, mas levou a virada do campeão brasileiro no 'jogo da taça', válido pela 37ª rodada da Série A.
Os primeiros gols da partida foram marcados de bola parada: Benítez abriu o placar para os mineiros com uma linda cobrança de falta. Ainda no primeiro tempo, Scarpa cobrou pênalti e igualou o placar. Aos 35' do segundo tempo, Murilo marcou de cabeça e colocou o Verdão na frente.
Com a derrota, o Coelho segue momentaneamente na sétima posição, com 52 pontos - mesmo número do Fortaleza, oitavo colocado. Já o Verdão chegou aos 79 pontos na tabela.
O América ainda pode perder mais duas posições. Em nono lugar, o Atlético tem 52 pontos e pode voltar ao G8 caso vença o Cuiabá nesta quinta-feira, no Mineirão, às 20h. O Botafogo, por sua vez, está em 11º lugar, com 50 pontos, e enfrenta o Santos no mesmo horário, no Nilton Santos.
Caso os dois vençam, o Coelho cai para nono, mas ainda dependerá apenas de si para se classificar à Libertadores. Isso porque Botafogo e Athletico-PR (sexto colocado, com 55 pontos) se enfrentarão na próxima rodada. Veja aqui a classificação.
O América encerra a temporada no domingo, às 16h, quando enfrentará o Atlético-GO no Independência, pela 38ª e última rodada do Brasileiro. O Palmeiras entrará em campo no mesmo dia e horário, contra o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
O jogo
O Palmeiras começou o duelo embalado pela torcida, que compareceu em peso ao Allianz para 'o jogo da taça'. No entanto, foi o América que teve a primeira oportunidade. Weverton fez boa defesa em chute de Benítez de fora da área.
Pouco tempo depois, Endrick quase marcou para os paulistas após boa jogada de Vanderlan, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Apesar do ímpeto dos donos da casa, foram os visitantes que abriram o placar.
Aos 13', Benítez cobrou com muita categoria uma falta na entrada da área, colocou a bola na gaveta, na lateral da rede, sem chances para o goleiro: 1 a 0.
Após o gol, o Palmeiras dominou as ações da partida. Dudu desperdiçou ótima chance, e Scarpa parou em boa defesa de Cavichioli. O América chegou a marcar pela segunda vez aos 30', com Felipe Azevedo, mas o árbitro Sávio Pereira Sampaio marcou falta de Henrique Almeida em Marcos Rocha e anulou o gol.
Aos 38', o dono do apito marcou falta de Alê em Marcos Rocha. Após revisão, o VAR o informou que, na verdade, o lance ocorreu dentro da área e, portanto, pênalti para o Palmeiras. Scarpa - que fez seu último jogo pelo clube no Allianz - cobrou no canto direito e empatou a partida: 1 a 1.
Segundo tempo
Logo no começo da segunda etapa, Scarpa acertou a trave em cobrança de falta. Pouco depois, o meia palmeirense exigiu defesa de Cavichioli, dessa vez em chute de fora da área.
Os donos da casa tiveram domínio da partida nos primeiros 20 minutos. Foram sete chutes ao gol americano e uma presença maior no campo ofensivo. Em um dos dois chutes do América neste período, Henrique Almeida quase acertou o ângulo de Weverton, mas a bola passou próxima à trave.
O Palmeiras voltou a assustar o Coelho com Zé Rafael, que parou em Cavichioli e na trave após cabeçada na grande área. Os mineiros, por sua vez, tentavam aproveitar os contra-ataques, mas sem grande sucesso.
Mancini promoveu mudanças no América, colocando Patric, Matheusinho e Mastriani nos lugares de Cáceres, Felipe Azevedo e Henrique Almeida, respectivamente. As alterações, no entanto, não surtiram efeito.
Aos 35', Gabriel Menino - que tinha acabado de entrar - cruzou da ponta direita, Murilo subiu mais alto que a zaga americana e cabeceou no canto para colocar o Palmeiras na frente: 2 a 1.
O América ainda tentou exercer uma pressão na bola aérea, mas não foi efetivo no ataque e saiu derrotado pelo campeão brasileiro. Final de jogo com festa do Palmeiras e lamentação do Coelho, que, apesar do revés, ainda tem boas chances de conseguir a classificação à Libertadores.
PALMEIRAS 2 X 1 AMÉRICA
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 7' do 2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderson; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Gabriel Menino, aos 33' do 2ºT); Dudu, Rony e Endrick (Bruno Tabata, aos 7' do 2ºT)
Técnico: Abel Ferreira
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Cáceres, aos 26' do 2ºT) Conti, Éder e Marlon (Danilo Avelar, aos 38' do 2ºT); Alê, Juninho e Benítez (Wellington Paulista, aos 38' do 2ºT); Everaldo, Felipe Azevedo (Matheusinho, aos 26' do 2ºT) e Henrique Almeida (Mastriani, aos 26' do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gols: Benítez, aos 13' do 1ºT (AME); Gustavo Scarpa, aos 42' do 2ºT, e Murilo, aos 35' do 2ºT (PAL)
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Zé Rafael e Mayke (PAL); Benítez e Juninho (AME)
Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Data e horário: quarta-feira, 9 de novembro, às 21h30
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: Wagner Reway (PB)