Em busca de vaga na próxima Copa Libertadores, o América encerrou seu jejum de vitórias dentro de casa ao bater o Internacional por 1 a 0, nessa quarta-feira (02/11), pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o triunfo alviverde no Independência, em Belo Horizonte, colocou fim na longa sequência invicta do Colorado na competição.
O meio-campista Alê foi o autor do gol que fez a torcida americana voltar a celebrar uma vitória dentro de seus domínios após três partidas. Desde o último triunfo no estádio do Horto, contra o Corinthians, pela 27ª rodada, a equipe de Vagner Mancini perdeu para Flamengo, Fortaleza e São Paulo, pela 30ª, 32ª e 33ª rodada, respectivamente.
A vitória alviverde é ainda mais notável se considerar a grande fase que vive o Internacional. O time do Rio Grande do Sul não era derrotado há 13 jogos na Série A. Seu último revés havia sido em 7 de agosto, para o Fortaleza, ainda pela 21ª rodada.
Não à toa, a equipe comandada pelo técnico Mano Menezes era a última com possibilidade de tirar o título brasileiro do Palmeiras. Contudo, devido à derrota para o América, o Colorado não tem mais chances de alcançar o Verdão Paulista.
Com os resultados da 35ª rodada, o América agora se coloca em 9º lugar, com 49 pontos, dois a menos que o São Paulo, 8º, que tem 51. Já o Inter, vice-líder, se manteve com 64 pontos. A três partidas do fim da competição, o Palmeiras tem 77 e já garantiu o primeiro lugar.
América no Brasileiro
Com a vitória sobre o Inter, o América subiu duas posições e terminou a 35ª rodada em nono. Para o técnico Vagner Mancini, o panorama da competição muda a cada semana.
"É importante usar essa vitória. Como ainda faltam nove pontos para serem disputados, ter um fôlego para, mais uma vitória em sequência, de repente fazer parte de um outro grupo, porque a cada rodada muda. (...) Dá para seguir sonhando. Ao término de cada rodada olhamos para a classificação e vemos que o panorama pode ser alterado", afirmou o treinador, em entrevista coletiva após a partida.
O América voltará a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, no sábado (5/11), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Brasileiro.