Técnico do América, Vagner Mancini elogiou o novo formato do Campeonato Mineiro. Pela primeira vez, o Estadual de Minas Gerais terá três grupos na primeira fase.
Para o comandante do Coelho, a nova fórmula de disputa irá propiciar aos clubes mais tempo de treinamento. Isso porque com a mudança na tabela, cada equipe terá três jogos a menos na primeira fase, passando de 11 rodadas para oito.
"Acho que ganhamos algumas datas, e isso é importante, porque o início de ano muito atribulado faz com que você perca jogadores e não conseguir fazer bem feito a sua base física e técnica. Achei bacana, a partir do instante em que você, ganhando algumas datas, pode estender um pouco mais a fase de treinamento", disse o treinador, após o empate em 2 a 2 entre América e Goiás, nessa quarta-feira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
América, Atlético e Cruzeiro serão os cabeças-de-chave. O Coelho está no Grupo B, com Caldense, Patrocinense e Democrata-SL. Os times vão enfrentar adversários dos demais grupos em oito rodadas na primeira fase.
Ao fim, avançarão à semifinal os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral. Apesar de elogiar o novo formato, Mancini acredita que o resultado final da competição afetará na avaliação dos clubes.
"É óbvio que quem ganhar o Campeonato Mineiro vai achar a fórmula maravilhosa, e quem perder vai colocar defeito, porque nós, brasileiros, somos assim. O mais importante é todo mundo que aceitou a fórmula não reclamar depois. Acho que isso acaba sendo determinante", explicou.
O Campeonato Mineiro começará em 21 de janeiro e terá a primeira fase indo até 4 de março. As semifinais (11 e 18 de março) e a final (1º e 8 de abril) terão jogos de ida e volta. A última partida do América no Brasileiro será no dia 13 de novembro.
A partir dessas datas, Mancini projetou um retorno gradual a partir do final de dezembro. "Esse ano o Brasileiro acaba antes, temos a Copa do Mundo, então as férias foram antecipadas. No final de dezembro já começamos a fazer alguma coisa para que todos os atletas possam voltar melhor em 2023".