O América recebe o Flamengo neste sábado (22/10), às 19h, em mais um jogo decisivo na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2023. A partida no Independência, em Belo Horizonte, é válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em oitavo lugar na tabela, com 45 pontos, o Coelho tenta se reabilitar na competição. Na rodada passada, o time foi derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza, em confronto direto no Horto.
Ao conquistar o título da Copa do Brasil, o próprio Flamengo (3º colocado) abriu mais uma vaga para a Libertadores via Brasileiro. Além disso, como ainda disputa com o Athletico-PR (6º colocado) a final da competição continental, será aberta mais uma vaga na Série A.
Com isso, o América é diretamente beneficiado. No momento, o time está a apenas dois pontos do Atlético, sétimo colocado. Por outro lado, quatro equipes podem ultrapassar o Coelho nesta rodada: Fortaleza, São Paulo, Botafogo e Santos.
Fase irregular do Coelho
A equipe americana vive fase irregular nos últimos jogos. Nas últimas seis rodadas, venceu três, mas sofreu derrotas logo após os triunfos e não conseguiu 'engatar' uma sequência positiva. Ainda assim, espera manter a 'escrita' de não ter sido derrotado em duas partidas seguidas desde o início do returno.
Titular absoluto na defesa, o zagueiro Éder falou sobre a preparação do time no Lanna Drumond. Para ele, será fundamental ajustar os erros cometidos contra o Fortaleza para que o América volte a vencer.
"Nossa conversa foi principalmente em cima dos erros que cometemos contra o Fortaleza. Erros táticos em que demos brechas que não vinham acontecendo, mas que podem acontecer por se tratar de um campeonato tão difícil como o Brasileiro", disse Éder, que também elogiou muito o adversário deste sábado.
"É consertar os nossos erros para que não voltem a acontecer e a gente não tropece novamente dentro de casa. Sabemos que vamos enfrentar o Flamengo que, além de ser campeão da Copa do Brasil, já tem um elenco muito forte, mas isso só nos motiva cada vez mais a trabalhar e a vencer dentro de casa, porque precisamos pontuar novamente", completou o zagueiro, em entrevista coletiva.
Tabu e sequência positiva do Flamengo
O América tenta voltar a vencer o Flamengo em casa após 50 anos. Em confrontos gerais, o último triunfo americano foi em 2000, no Maracanã. O retrospecto contra o rival é muito negativo: apenas duas vitórias em 17 jogos, além de 10 derrotas e cinco empates.
Outro ponto negativo para o Coelho é a sequência invicta do time carioca na temporada. Mesmo focado na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, a equipe comandada por Dorival Júnior não perde há seis jogos. Na rodada passada do Brasileiro, mesmo com jogadores considerados reservas, venceu o Atlético por 1 a 0 no Maracanã.
Titulares x reservas
O técnico Vagner Mancini poderá escalar o América quase com força máxima. O único desfalque é o meia Emmanuel Martínez, que ainda se recupera de um trauma no pé direito.
Ausências na derrota para o Fortaleza, o lateral-direito Raúl Cáceres, o volante Lucas Kal e o atacante Everaldo devem retornar ao time titular.
Já o Flamengo deve utilizar o time reserva novamente. Além de Rodrigo Caio e Bruno Henrique, que só retornam em 2023, Vidal e Thiago Maia saíram com dores na final contra o Corinthians. No entanto, eles não fazem parte da 'equipe B' e não seriam acionados de qualquer forma. Entre os reservas do Rubro-Negro não há nenhum desfalque.
AMÉRICA X FLAMENGO
América
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Ricardo Silva (Iago Maidana), Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Everaldo (Matheusinho), Felipe Azevedo e Henrique Almeida (Mastriani)
Técnico: Vagner Mancini
Flamengo
Santos; Matheuzinho, Pablo, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; João Gomes, Diego Ribas, Victor Hugo e Matheus França; Everton Cebolinha e Marinho
Técnico: Dorival Júnior
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: sábado, 22 de outubro, às 19h
Transmissão: Premiere
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)