Presidente do América, Alencar da Silveira Júnior falou sobre a disputa da equipe para conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2023. Em contato com o Superesportes, o dirigente prometeu conversar com os atletas nos próximos dias e frisou a 'queima de gordura' no Campeonato Brasileiro.
O Coelho está na oitava posição, com 45 pontos, e se classificaria para a competição continental neste momento. No entanto, viu rivais se aproximarem e pode ser ultrapassado por Fortaleza, Botafogo e Santos já na próxima rodada.
"O América queimou a gordura que tinha que queimar, agora não podemos mais. Se quisermos irmos para a Libertadores, temos que voltar a ganhar. É isso que os jogadores têm que entender, é isso que vou conversar com o plantel e é isso que precisamos mostrar", afirmou Alencar.
As contas do Departamento de Matemática da UFMG colocam o Fortaleza (9°, com 44 pontos) à frente do América (8°, com 45) em chances de disputar a Libertadores em 2023, mesmo estando atrás na tabela. Isso porque as projeções levam em consideração os últimos resultados e também as métricas de pontuação para os últimos cinco compromissos das equipes no Brasileiro.
Na 32ª rodada, o Leão surpreendeu o Coelho no Independência, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1. O resultado colocou um "tempero a mais" na briga entre as duas equipes por uma vaga na próxima edição da Libertadores.
Neste momento, segundo a UFMG, caso se forme um G8, o Fortaleza tem 47,9% de chances de integrá-lo ao fim da principal competição nacional. O América vem logo atrás, com 40,1%.
O Coelho terá a chance de se recuperar contra o Flamengo, no sábado (22/10), às 19h, quando as equipes se enfrentarão no Independência, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada da Série A.