Técnico do América, Vagner Mancini explicou que substituiu Patric na derrota por 2 a 1 para o São Paulo porque seria desumano deixá-lo em campo após tantos erros técnicos. O jogo, válido pela 30ª rodada do Brasileiro, foi disputado nessa quinta-feira (6/10) no Independência, em Belo Horizonte.
O experiente lateral de 33 anos ganhou uma oportunidade no time titular devido à ausência de Raúl Cáceres, desfalque com dores no joelho, mas saiu logo aos 13 minutos do segundo tempo.
Segundo Mancini, a decisão foi motivada pelos erros técnicos do jogador. Foram 13 perdas de bola, oito de 22 passes errados, além de quatro cruzamentos errados, de acordo com o SofaScore. O desempenho ruim fez com que o técnico utilizasse o jovem Arthur, de 19 anos.
"Às vezes, você tem que maturar o jogador nesse tipo de jogo. Ele tem que entrar e jogar. Às vezes, temos o Estadual ou outros jogos para dar um pouco mais de rodagem ao atleta. O Arthur é um caso específico, assim como outros jogadores tiveram oportunidades, ele já tinha entrado no jogo do Coritiba e do Atlético-GO, em que fez um ótimo jogo. Hoje, ele teve que entrar antes", explicou.
No momento da troca, os times empatavam em 1 a 1, e o São Paulo procurava muito os lados do campo para atacar. Com os erros técnicos em sequência, a opção foi por poupar o atleta, que já irritava parte da torcida.
"O Patric começou a errar em sequência, e isso gera um certa intranquilidade. Eu não iria trocar o jogador, mas ele continuou errando, e aí, eu achei que seria até desumano deixar um jogador assim dentro de campo, em um jogo tão apertado, tão disputado. Por isso, eu fiz a troca.", afirmou.
Esta foi a 37ª partida como titular de Patric, que ainda soma mais outros nove jogos saindo do banco de reservas em 2022. O lateral tem um gol e cinco assistências - vice-líder do time neste quesito. Seu vínculo com o América se encerra ao fim deste ano.