Após perder a maior série invicta de sua história na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, o América visita o Ceará neste sábado (01/10), às 15h, na Arena Castelão, em Fortaleza-CE, pela 29ª rodada. Apesar do revés contra o Cuiabá, o Coelho segue na luta por uma vaga na Copa Libertadores de 2023.
O time mineiro vinha de nove jogos sem derrotas na Série A até quarta-feira, quando perdeu por 2 a 1 para o Dourado na Arena Pantanal. Na partida, o América desperdiçou um pênalti e teve um gol de Mastriani anulado por impedimento, mas não teve bom aproveitamento no ataque.
Apesar do resultado negativo, o Coelho segue na oitava colocação, com 39 pontos. A distância para o Athletico-PR, sexto colocado, ainda é a mesma: cinco pontos. No entanto, a equipe viu alguns dos adversários da parte de baixo da tabela se aproximarem.
Quatro equipes têm apenas dois pontos a menos que o América: Botafogo, Santos, Goiás e São Paulo. Ou seja, uma vitória contra o Ceará é fundamental para não perder posições na tabela e continuar firme na luta por uma vaga na Libertadores.
A partida também pode ser uma 'revanche' para o Coelho. No primeiro turno, a equipe sofreu uma amarga derrota por 2 a 0 no Independência, com gols de Mendoza.
Mudanças no time titular do América
O América terá diversas mudanças para enfrentar o Ceará. Com o pouco tempo de recuperação, o técnico Vagner Mancini já havia planejado realizar um rodízio, mas será forçado a trocar alguns jogadores.
Titulares no jogo passado, os zagueiros Éder e Iago Maidana estão suspenso, assim como o atacante Henrique Almeida. Com isso, a tendência é que Ricardo Silva, Luan Patrick e Gonzalo Mastriani entrem na equipe.
Nas laterais, Cáceres e Marlon podem ficar de fora por dores musculares e desgaste físico, respectivamente. Matheusinho deve dar lugar a Lucas Kal no meio-campo, e Alê e Benítez brigam por uma vaga na armação do time.
Mesmo com tantas mudanças, Mancini acredita que o América pode ter um bom desempenho, aproveitando as principais características do time.
"Diante do Ceará, eu tenho certeza que a equipe pode sim fazer mais um jogo forte, dentro da característica do América, com muita tranquilidade, transição, e alcançar um resultado positivo", disse o treinador, após a derrota para o Cuiabá.
Rival 'ameaçado'
O Ceará vive um momento delicado no Brasileiro. Na rodada passada, o Vozão foi derrotado por 1 a 0 pelo Coritiba. Curiosamente, o autor do gol da vitória do Coxa no Couto Pereira, em Curitiba, foi Fabrício Daniel, ex-jogador do América.
A equipe venceu apenas o Santos nas 10 últimas partidas na competição. Neste período, o Ceará também foi superado por Juventude, Palmeiras, Fortaleza e São Paulo. Além disso, empatou com Botafogo, RB Bragantino, Athletico-PR e Flamengo.
Com os resultados negativos, o time cearense caiu da 12ª para a 16ª posição. No momento, são 31 pontos somados e a quarta pior campanha do returno, com apenas sete pontos. Para o técnico argentino Lucho Gonzáles, a partida contra o América é uma oportunidade de recuperar os três pontos perdidos para o Coritiba.
"As derrotas doem muito. Temos que digerir, saber que não há tempo para se lamentar. Saber que sábado temos uma oportunidade em nossa casa de voltar a recuperar esses três pontos. Temos noção que estamos em uma situação delicada, mas ainda falta muito pela frente. É levantar a cabeça dos jogadores e melhorar a parte psicológica para que a derrota não nos afete", afirmou o treinador, que tem apenas uma vitória em cinco jogos no comando da equipe.
Novidades na escalação do Ceará
Assim como o Coelho, o time cearense também terá alterações na escalação. O lateral-direito Nino Paraíba, os zagueiros Luiz Otávio e Gabriel Lacerda, e o atacante Zé Roberto voltam de suspensão, mas apenas os dois primeiros deverão iniciar o confronto.
Por outro lado, o meio-campista Richardson levou o terceiro amarelo na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira, na rodada passada, e será desfalque. Além dele, seguem fora por lesão o lateral-esquerdo Kelvyn, o volante Rodrigo Lindoso e o atacante Matheus Peixoto.
Na partida, o América também reencontrará alguns velhos conhecidos, como o zagueiro Messias, revelado no Lanna Drumond, e o goleiro João Ricardo, que também passou pelo clube. Outros nomes que atuaram no futebol mineiro são os meias Guilherme Castilho, Vina e o atacante Jô, todos pelo Atlético.
CEARÁ X AMÉRICA
Ceará
João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco; Richard, Guilherme Castilho e Vina; Lima, Mendoza e Jô
Técnico: Lucho Gonzáles
América
Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Luan Patrick (Conti), Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho e Alê (Benítez); Everaldo, Felipe Azevedo e Mastriani
Técnico: Vagner Mancini
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Data e horário: sábado, 1º de setembro, às 15h
Transmissão: Premiere
Árbitra: Edina Alves Batista (FIFA/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)