2

América segura pressão e empata com Botafogo fora de casa pelo Brasileiro

Time carioca criou muitas oportunidades, especialmente no segundo tempo, mas não conseguiu balançar as redes do Coelho no Estádio Nilton Santos

11/09/2022 12:58 / atualizado em 11/09/2022 13:05
compartilhe
Everaldo criou pouco no duelo do América contra o Botafogo
foto: Luiz Martini/América

Everaldo criou pouco no duelo do América contra o Botafogo

O América segue invicto no returno do Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo, no Estádio Nilton Santos, o Coelho contou com boa atuação do goleiro Matheus Cavichioli, segurou a pressão do Botafogo, especialmente no segundo tempo, e ficou no empate por 0 a 0, em duelo pela 26ª rodada.

O primeiro tempo foi mais equilibrado, com melhor desempenho do América, que teve mais posse de bola e chegou mais ao ataque. As melhores oportunidades, no entanto, foram do time da casa. Já na etapa final, o Botafogo foi dominante, parou no goleiro do Coelho e não conseguiu balançar as redes.

Com o empate, o América chegou aos 36 pontos na classificação. A equipe segue na oitava posição, com quatro a menos que o Atlético. Já o Botafogo fica em 12°, com 31.

O América volta a campo no próximo domingo. Às 18h, o Coelho recebe o Corinthians, no Independência. Já o Botafogo joga no sábado, às 19h, contra o Coritiba, no Nilton Santos.

Botafogo x América: veja fotos do jogo no Nilton Santos



O jogo


O técnico Vagner Mancini mexeu três vezes na equipe americana. O técnico optou mais uma vez por Ricardo Silva na zaga. O treinador já explicou que utiliza Maidana em uma equipe que precisa de mais qualidade na saída de bola e escolhe Ricardo Silva quando necessita de mais força na marcação. No meio-campo, Juninho voltou de suspensão no lugar de Matheusinho.

A terceira mudança foi por força de mercado. Pedrinho, que pertencia ao Red Bull Bragantino e estava emprestado ao Coelho, foi vendido ao Lokomotiv Moscou, da Rússia. Sem ele, Mancini escalou Felipe Azevedo.

O América controlou a posse de bola no primeiro tempo. O time mineiro deu muito trabalho ao Botafogo com escapadas pelas laterais, especialmente pela esquerda, com Marlon e Felipe Azevedo. O time da casa tentava chegar na base dos lançamentos longos para encontrar o pivô de Tiquinho Soares e a velocidade de Jeffinho.

Apesar do bom nível de jogo, as chances só começaram a aparecer a partir da segunda metade do primeiro tempo. As melhores com os donos da casa. Lucas Fernandes parou em defesa espetacular de Cavichioli. Marçal, Eduardo, Tiquinho Soares e Jeffinho finalizaram com perigo.

O América, que teve dez escanteios no primeiro tempo e muito volume de jogo, parou no sistema defensivo do Botafogo sempre que chegava em condições de finalizar. A melhor chance foi com Henrique Almeida, nos acréscimos. Ele recebeu livre nas costas da defesa e chutou por cima.

Os dois times voltaram com as mesmas formações no segundo tempo. E o Botafogo cresceu na etapa final, criando boas chances, principalmente em cruzamentos. O América tentava raras escapadas, mas sem sucesso.

Aos poucos, os técnicos foram mexendo em suas equipes. Mancini fez todas as cinco trocas, uma delas por lesão - Martínez saiu com dores no pé. O Botafogo fez duas mudanças e seguiu em cima no jogo.

Aí apareceu Matheus Cavichioli. O goleiro americano fez grandes defesas em chutes de Jeffinho para segurar o placar sem gols. No fim, vaias dos botafoguenses por mais um resultado ruim em casa.

BOTAFOGO 0 X 0 AMÉRICA


Botafogo

Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes (Gabriel Pires, 19/2°T) e Eduardo; Jeffinho, Victor Sá (Lucas Piazon, 19/2°T) e Tiquinho Soares
Técnico: Luís Castro

América

Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Ricardo Silva (Maidana, 31/2°T), Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Martínez (Alê, 17/2°T); Everaldo (Matheusinho, 25/2°T), Felipe Azevedo (Aloísio, 31/2°T) e Henrique Almeida (Mastriani, 17/2°T)
Técnico: Vagner Mancini

Cartões amarelos: Martínez (23/1°T); Henrique Almeida (35/1°T); Victor Sá (18/2°T); Lucas Kal (32/2°T); Marlon (37/2°T); Aloísio (41/2°T)

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de setembro de 2022 (domingo), às 11h
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Público presente: 32.286 
Público pagante: 28.387 
Renda: R$ 822.954,00

Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS) 

Compartilhe