Em um jogo bastante movimentado, o América saiu atrás, mas conseguiu a virada e venceu o Avaí por 3 a 1 no Independência. Esta foi a segunda vitória seguida do time na Série A do Campeonato Brasileiro.
Os gols da vitória americana foram marcados por Henrique Almeida e Everaldo (duas vezes). Bissoli fez o dos catarinenses.
Com o resultado, o América chegou aos 24 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento. A equipe alviverde volta a campo no próximo sábado (06/08), às 16h30, contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 21ª rodada.
Já o Avaí, que permanece com 21 pontos, enfrentará o Corinthians, também no sábado, às 19h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela Série A.
Empate e muita movimentação na primeira etapa
Logo no início da partida, o América perdeu a posse no meio-campo e tomou o primeiro gol. Aos 3', Natanael recebeu na esquerda, fez um excelente cruzamento e mandou para Bissoli na pequena área. De cabeça, o atacante abriu o placar para o Avaí.
Nesses primeiros dez minutos, o Coelho sofreu bastante pressão. A equipe mineira não conseguia avançar ao ataque e via os catarinenses apertarem o jogo em seu campo de defesa.
Posteriormente, o América ganhou forças, principalmente com escanteios e cruzamentos. Aos 34', Matheusinho alçou a bola na área do Avaí, vários jogadores deixaram passar, e Henrique Almeida dominou e finalizou com eficiência, para empatar o duelo.
Três minutos depois, os catarinenses voltaram a pressionar o time alviverde. Em um chutaço de fora da área, Kevin obrigou Cavichioli a defender no ângulo e mandar a bola para escanteio.
Apesar da alternância de domínio entre os times, o América terminou o primeiro tempo melhor na partida. Mesmo de forma um pouco afobada, o Coelho não tirou o pé depois do primeiro gol e buscou a virada até o fim da etapa inicial.
Show de Everaldo e virada americana no segundo tempo
O América começou o segundo tempo agressivo no ataque. Logo no primeiro lance, Danilo Avelar levantou bola para Henrique Almeida, que errou a finalização dentro da área.
A equipe comandada por Vagner Mancini voltou a ter uma boa chance aos 17', quando Lucas Kal recebeu passe e chutou de primeira dentro da pequena área, mas parou em uma boa defesa de Vladimir.
Dois minutos depois, Bissoli subiu e balançou as redes de cabeça para o Avaí, mas o bandeirinha rapidamente assinalou o impedimento do centroavante. O VAR chegou o lance e confirmou a decisão do juiz de campo.
O América promoveu diversas mudanças no segundo terço da etapa final da partida. Além da estreia de Benítez, Wellington Paulista também veio do banco de reservas. O camisa 9 estava lesionado e não atuava desde o início de julho.
Após as mudanças, o Coelho conseguiu a virada em uma jogada bastante parecida com a do primeiro gol. Pedrinho recebeu na esquerda, cruzou para a área, os marcadores deixaram a bola passar e Everaldo recebeu a sobra. O atacante chutou com firmeza para colocar o América em vantagem.
Everaldo também marcou o terceiro gol mineiro. E foi um golaço. O extremo recebeu de Benítez na direita, cortou o marcador e chutou colocado de perna esquerda para confirmar a vitória dos mandantes, já no finzinho do jogo.
AMÉRICA 3 X 1 AVAÍ
América
Matheus Cavichioli; Patric, Luan Patrick, Éder, Danilo Avelar; Lucas Kal (Benítez, aos 18' do 2ºT), Juninho, Matheusinho (Maidana, aos 27' do 2ºT); Everaldo, Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 18' do 2ºT) e Henrique Almeida (Wellington Paulista, aos 18' do 2ºT).
Técnico: Vagner Mancini
Avaí
Vladimir; Kevin, Arthur Chaves, Bressan, Cortez; Raniele, Eduardo (Vitinho, aos 26' do 2ºT), Jean Pyerre (Jean Cléber, aos 12' do 2ºT); Pottker, Natanael (Muriqui, aos 12' do 2ºT) e Bissoli (Guerrero, aos 26' do 2ºT).
Técnico: Eduardo Barroca
Gol: Bissoli, aos 3' do 1ºT (Avaí); Henrique Almeida, aos 34' do 1ºT e Everaldo, aos 24' e 44' do 2ºT (América)
Cartão amarelo: Everaldo, aos 45' do 2ºT
Motivo: 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, Belo Horizonte
Data e horário: domingo, 31 de julho, às 18h
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Andre da Silva Bitencourt (RS)
Público: 2.215
Renda: R$ 46.962,00