América encara o Avaí na próxima rodada do Brasileiro
O América encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em 15ª lugar, com 21 pontos. De acordo com Departamento de Matemática da UFMG, a campanha deixa o Coelho com chances similares de ser rebaixado à Série B ou se classificar para a Copa Sul-Americana de 2023.
De acordo com os números, o clube é o sexto com mais chance de queda na competição, com 30,7%. Abaixo, estão o Avaí (37,6%) e os quatro times que estão no Z4: Cuiabá (32,6%), Atlético-GO (68,1%), Juventude (67,1%) e Fortaleza (75%).
Aos 40 anos, o goleiro Jailson chegou ao América para suprir a ausência de Matheus Cavichioli. Fez boas atuações pelo clube, mas resolveu deixar o Coelho em julho. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro argentino Germán Conti foi o primeiro reforço do América para 2022. Ele chegou ao Coelho emprestado pelo Benfica-POR. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Gabriel Gomes, de 22 anos, chegou ao América emprestado pelo Inter de Minas. - foto: Divulgação/AméricaÉder, ex-zagueiro do Atlético-GO, foi o segundo jogador a reforçar o América em 2022. O atleta de 26 anos assinou contrato válido até o fim de 2024. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Ricardo Silva retornou ao América para sua quarta passagem. O defensor assinou vínculo com o clube até o fim de 2023. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Luan Patrick, de 20 anos, foi cedido pelo Athletico-PR ao América por empréstimo até o fim do ano. - foto: Divulgação/AméricaO zagueiro Iago Maidana, ex-Atlético, chegou ao América após passagem pelo Gil Vicente, de Portugal. - foto: Divulgação/AméricaO lateral-direito Rául Cáceres, ex-Cruzeiro, assinou contrato com o América com vínculo até o fim de 2022. - foto: Divulgação/AméricaEmprestado pelo Corinthians, o lateral-esquerdo Danilo Avelar assinou com o América até o fim de 2023. - foto: Divulgação/AméricaLucas Kal pertencia ao São Paulo e estava emprestado ao América até o fim do Campeonato Mineiro. O Coelho, no entanto, comprou em definitivo 60% do passe do jogador - foto: Divulgação / AméricaO meia-atacante Colombiano Índio Ramírez chegou ao América após defender o Bahia em 2021. Ele pertence ao Atlético Nacional-COL e está emprestado ao Coelho até o fim da temporada. - foto: Divulgação/AméricaMartín Benítez acertou com o América empréstimo até o fim de 2022. O jogador pertence ao Independiente, da Argentina. - foto: América/DivulgaçãoMatheusinho retornou ao América após defender dois clubes de Israel. O meia-atacante de 23 anos sofreu com depressão no país e voltou ao clube que o revelou. - foto: Divulgação/AméricaO atacante Everaldo acertou com o América por empréstimo de uma temporada com passe fixado para compra. Jogador pertence ao Corinthians - foto: Divulgação / AméricaHenrique Almeida foi contratado pelo América após passagem pela Chapecoense. Aos 30 anos, o atacante foi dado como uma aposta da diretoria. - foto: Divulgação/AméricaWellington Paulista chegou ao América em definitivo até o fim de 2022. Ex-Cruzeiro, atacante estava atuando no Fortaleza Pedrinho chegou por empréstimo até o fim da temporada. O atacante pertence ao Red Bull Bragantino. - foto: América/Divulgação
Por outro lado, a probabilidade de ida à Sul-Americana é quase idêntica. O América tem 28,3% de chance de isso ocorrer, sendo a 12º equipe neste quesito. Sonho distante, mas conquistado na temporada passada, a classificação à Libertadores tem apenas 4,7% de possibilidade.
Caso o campeonato se encerrasse com a classificação atual, o Coelho não estaria nem rebaixado nem na Sul-Americana na próxima temporada. O time tem um ponto a mais do que o primeiro no Z4, o Cuiabá, e três pontos a menos que o Ceará, último 'classificado' à Sul-Americana no momento. Veja aqui a classificação completa.
Em novo confronto direto, o América volta a campo pelo Brasileiro apenas no domingo, às 18h, contra o Avaí, pela 20ª rodada, no Independência.
Antes, visita o São Paulo nesta quinta-feira, às 20h, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.