O América encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em 15ª lugar, com 21 pontos. De acordo com Departamento de Matemática da UFMG, a campanha deixa o Coelho com chances similares de ser rebaixado à Série B ou se classificar para a Copa Sul-Americana de 2023.
De acordo com os números, o clube é o sexto com mais chance de queda na competição, com 30,7%. Abaixo, estão o Avaí (37,6%) e os quatro times que estão no Z4: Cuiabá (32,6%), Atlético-GO (68,1%), Juventude (67,1%) e Fortaleza (75%).
Por outro lado, a probabilidade de ida à Sul-Americana é quase idêntica. O América tem 28,3% de chance de isso ocorrer, sendo a 12º equipe neste quesito. Sonho distante, mas conquistado na temporada passada, a classificação à Libertadores tem apenas 4,7% de possibilidade.
Caso o campeonato se encerrasse com a classificação atual, o Coelho não estaria nem rebaixado nem na Sul-Americana na próxima temporada. O time tem um ponto a mais do que o primeiro no Z4, o Cuiabá, e três pontos a menos que o Ceará, último 'classificado' à Sul-Americana no momento. Veja aqui a classificação completa.
Em novo confronto direto, o América volta a campo pelo Brasileiro apenas no domingo, às 18h, contra o Avaí, pela 20ª rodada, no Independência.
Antes, visita o São Paulo nesta quinta-feira, às 20h, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.