Com gol sofrido nos últimos minutos, o América perdeu por 1 a 0 para o Internacional nesta segunda-feira (11), no Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida, válida pela 16ª rodada do Brasileiro, teve poucas emoções até os 48' do segundo tempo, quando Moisés deu a vitória ao time gaúcho.
Com o resultado, o Coelho caiu duas posições na tabela em relação ao início da rodada. O time é o 15º colocado, com 18 pontos, um a mais que o Ceará, primeiro na zona de rebaixamento. Já o Colorado assumiu a terceira colocação, com 28 pontos. O líder, Palmeiras, tem 30 pontos.
O América voltará a campo na quinta-feira, às 21h, para enfrentar o Botafogo no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será disputada no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Como venceu o primeiro confronto por 3 a 0, o Coelho pode perder por até dois gols de diferença que se classifica.
O Inter, por sua vez, jogará contra o Athletico-PR no sábado, às 16h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. O jogo é válido pela 17ª rodada do Brasileirão.
Início com poucas emoções
O Internacional começou dominando as ações da partida, enquanto o América se portou em linhas baixas, em 4-5-1. Uma das novidades na escalação, Índio Ramírez atuou de falso nove, e o Coelho apostou nos contra-ataques.
Nenhuma das equipes criou grandes oportunidades nos minutos iniciais. Os visitantes chegaram com um chute de longe de Patric, enquanto o Colorado teve chances com David, mas sem sucesso.
A estratégia do time mineiro não deu certo no primeiro tempo. Apesar de controlar os ímpetos do adversário, o América não ofereceu perigo ofensivamente e teve muita dificuldade na saída de bola. A grande e única chance ocorreu aos 44', quando Pedrinho finalizou com perigo da entrada da área.
O Inter contou com maior posse de bola (62% a 38%) e mais finalizações (8 a 3), mas também não foi dominante durante os primeiros 45 minutos. A bola ficou durante muito tempo no meio-campo, e as equipes tiveram dificuldade em infiltrar no sistema defensivo do rival.
Ataques ineficientes
A segunda etapa se iniciou da mesma forma que terminou a primeira. Apesar de novamente ter mais controle da bola, os gaúchos não se sobressaíram, e os times seguiram com problemas na criação de jogadas.
O América abaixou ainda mais as linhas de marcação a partir dos 15', o que permitiu ao Inter trocar muitos passes no campo ofensivo. Ainda assim, o Coelho se defendeu bem e ofereceu poucas chances ao Colorado.
O técnico Vagner Mancini fez alterações em todos os setores da equipe, mas as mudanças surtiram pouco efeito no desempenho do time mineiro. Inter e América começaram a produzir mais nos 15 minutos finais.
O jovem Carlos Alberto teve uma grande chance de abrir o placar aos 33'. Jhonny recuou de forma errada para Daniel, o atacante americano se antecipou, driblou o goleiro, mas perdeu a bola para o próprio arqueiro.
Pouco depois, o Coelho teve outra boa chance com Matheusinho, que deu forte chute para outra boa intervenção do goleiro do Inter.
No último minuto, bate e rebate na defesa americana, Moisés aproveitou a confusão na grande área e marcou o gol da vitória do Inter. O árbitro de vídeo ainda analisou se o jogador do Colorado estava impedido, mas validou a decisão de campo.
Não resto tempo para o América tentar uma reação. Fim de jogo com vitória colorada.
INTERNACIONAL 1 X 0 AMÉRICA
Internacional
Daniel; Heitor (Jhonny, aos 29’ do 2ºT), Mercado, Rodrigo Moledo e Moisés; Gabriel, Edenilson, Carlos de Pena, Pedro Henrique (Caio Vidal, aos 29’ do 2ºT) e Taison (Maurício, aos 17’ do 2ºT); David (Wesley Moraes, aos 17’ do 2ºT)
Técnico: Mano Menezes
América
Matheus Cavichioli; Patric, Luan Patrick, Germán Conti e Marlon (Danilo Avelar, aos 28’ do 2ºT); Lucas Kal, Juninho, Alê (Carlos Alberto, aos 34’ do 1ºT); Felipe Azevedo (Aloísio, aos 28’ do 2ºT), Pedrinho (Iago Maidana, aos 28’ do 2ºT) e Índio Ramírez (Matheusinho, aos 17’ do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini
Gol: Moisés, aos 49’ do 2ºT (INT)
Cartões amarelos: Conti e Lucas Kal (AME)
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 11 de julho de 2022 (segunda-feira), às 20h
Local: estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (ambos de SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)