Com três passagens diferentes pelo América, o zagueiro Ricardo Silva está próximo de acertar seu retorno ao clube. Conforme apurou o Superesportes, o defensor, de 29 anos, já realizou exames médicos em Belo Horizonte. Ele está livre no mercado de transferências após deixar o FC Seoul, da Coreia do Sul.
Na temporada passada, Ricardo foi titular do Coelho durante a campanha que garantiu ao clube a inédita vaga na Copa Libertadores. Em dezembro de 2021, ele firmou vínculo com a equipe coreana, mas acabou por rescindir seu contrato após realizar apenas um jogo.
O zagueiro já havia sido flagrado recentemente no Independência durante a vitória do América sobre o Cuiabá, em 4 de junho, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nas redes sociais, o presidente do clube, Alencar da Silveira Júnior, registrou a presença do defensor no vestiário após o resultado positivo.
Atualmente, o técnico Vagner Mancini tem feito rodízio na defesa americana. Caso a contratação de Ricardo Silva seja firmada, o zagueiro terá como concorrentes de posição Germán Conti, Iago Maidana, Danilo Avelar, Éder e Luan Patrick.
Passagens
Ricardo Silva jogou no América pela primeira vez em 2018, quando realizou apenas uma partida. No ano seguinte, em 2019, após passagem pelo Ituano, retornou ao Coelho e fez grande Série B, com 29 jogos e quatro gols marcados.
Já na temporada passada, Ricardo Silva assumiu de vez a titularidade na defesa americana após a chegada do técnico Vagner Mancini. Desde o clássico contra o Atlético, pela 11ª rodada do Brasileirão, o zagueiro ficou de fora de apenas um jogo no campeonato, por cumprir suspensão. No total, esteve em campo em 29 confrontos da Série A.
Confira os principais números de Ricardo Silva pelo América na Série A:
Jogos: 29 (28 como titular)
Gols: 0
Assistências: 0
Jogos sem sofrer gols: 10
Interceptações p/ jogo: 1.2
Cortes p/jogo: 4.4
Disputas de bola vencidas: 6.3 (63%)
(Nota média SofaScore: 6.93
*Dados coletados no SofaScore
Revelado pelo América-RN em 2010, o atleta passou também por Mogi Mirim, Ceará, Athlético-PR, Atlético-GO, Ituano e Operário.